quinta-feira, 3 de setembro de 2009

ENTRA EM CENA A PRIMEIRA BATGIRL. OUTRAS SURGEM NA SEQUÊNCIA




Criada por Bob Kane e pelo desenhista Sheldon Moldoff em Batman 139 (abril de 1961), a primeira Batgirl era Betty Kane - sobrinha da Batwoman. Ao descobrir a identidade da tia, a garota criou um uniforme e decidiu juntar-se à dupla dinâmica, aproximando-se de Robin, sua grande paixão.
Betty pouco participou das HQs e anos depois assumiu a identidade de Labareda, fazendo parte dos Novos Titãs da Costa Oeste. Após a reformulação do Universo DC na maxissérie Crise nas Infinitas Terras, definiu-se que Betty Kane nunca foi Batgirl, e sua carreira já se iniciou com Labareda.
Com o sucesso da série de TV, uma nova Batgirl surgia nos quadrinhos a partir da edição 359 de Detective Comics (janeiro de 1967), tornando-se a versão mais famosa heroína. Criada por Gardner Fox e Carmine Infantino, a segunda Batgirl era Bárbara Gordon (primeiro a filha do Comissário Gordon e, depois de Crise nas Infinitas Terras, sua sobrinha). Bárbara se inspirou nos feitos do Batman para treinar e tornar-se uma das heroínas mais famosas da DC. A Batgirl II atuou durante anos em Gotham City, até ser baleada pelo Coringa na graphic novel A Piada Mortal e ficar paraplégica.



FONTE: MUNDO DOS SUPER-HERÓIS # 11 - JULHO/AGOSTO 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário