segunda-feira, 7 de setembro de 2009

AJUDANTES DE HERÓIS

Dossiê TITÂNICO - ANOS 60



Heróis juvenis

A primeira fase dos Titãs é lembrada pelas suas HQs com excesso de bom-mocismo

por Adriano Izhar

O conceito dos sidekicks, os ajudantes mirins de super-heróis, foi inaugurado na revista Detective Comics 38, com a apresentação do primeiro Robin (Dick Grayson).
A estreia do Garoto Prodígio dobrou as vendas dos títulos do Homem-Morcego pois criava uma identificação direta com os leitores adolescentes. Daí em diante, a fórmula da Dupla Dinâmica foi copiada à exaustão com Aquaman e Aqualad (Garth), Flash e Kid Flash (Wally West), Arqueiro Verde e Ricardito (Roy Harper), entre outros. Com o passar do tempo - e o aumento de sidekicks na DC - surgiu a ideia de reunir esses jovens heróis em uma mesma história. Foi o embrião da Turma Titã e de todas as versões futuras da equipe.
Robin, Kid Flash e Aqualad se uniram de forma casual para combater o vilão Senhor Ciclone na revista The Brave and the Bold 54 (1964). Mas os jovens só se organizaram como um grupo - a Turma Titã - em sua segunda história, publicada um ano depois, no número 60 da mesma revista, com a chegada da Moça Maravilha. A criação desse grupo é creditada ao roteirista Bob Haney e ao desenhista Bruno Premiani.




FONTE: MUNDO DOS SUPER-HERÓIS # 12 - SETEMBRO/OUTUBRO 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário