quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Lançamento histórico

Detective Comics 1

Em 1938, Jack Liebowitz fundou outra empresa de quadrinhos, a All-American Publications, desta vez em parceria com Maxwell Charles "Charlie" Gaines, um dos criadores do moderno comic book.

Essa associação de Liebowitz com a Detective Comics e a All-American gerou uma relação interessante, pois as duas editoras independentes partilhavam o mesmo logotipo e os mesmos materiais. A All-American era uma espécie de editora-irmã da Detective, embora tivesse administração independente. Por esse motivo, foi Gaines quem indicou a Donelfeld e Liebowitz uma nova HQ de dois colaboradores da casa, Jerry Siegel (roteiro) e Joe Shuster (arte). O trabalho chamava-se Superman.

Os dois garotos não eram desconhecidos, pois já tinham colaborado na revista Detective Comics. Siegel e Shuster não queriam Superman publicado em um gibi. Sonhavam em vê-lo nas gloriosas tiras dos jornais da época, mas enfrentavam dificuldades para vender seu trabalho aos distribuidores.

Por outro lado, Gaines, um empresário de visão, olhou para Superman com simpatia. Donelfeld e Liebowitz também aprovaram o material, desde que Siegel e Shuster adaptassem-no do formato de tiras de jornais para o de revista.

Enfim, a Detective Comics lançou Superman como uma HQ de 13 páginas na nova revista Action Comics 1, datada de junho de 1938. O número de estreia foi comandado pelo editor Vin Sullivan, o mesmo do número 1 da revista Detective Comics. Ninguém estava preparado para o sucesso estrondoso que Superman traria para a empresa...

Action Comics 1

Fonte:
Mundo dos SUPER-HERÓIS # 23
Setembro/outubro de 2010
pág. 15

Nenhum comentário:

Postar um comentário