domingo, 18 de setembro de 2011

Grande sucesso na DC

Primeiros passos

Jack Kirby não teve um início de carreira dos mais fáceis. Mesmo assim, logo se destacou no mercado de gibis

Por Maurício Muniz

Adventure Comics (1938) 72-A
Comic Book by DC, Mar 1942


Em março de 1942, surgiu o primeiro trabalho de Simon e Kirby para a DC, na época a mais importante editora de HQs nos Estados Unidos. De olho no sucesso do Capitão América, Jack Liebowitz, o dono da DC, cortejou a dupla quando ela ainda estava na Timely, até os jovens aceitarem o convite.

O trabalho de estreia saiu na revista Adventure Comics 72. Era uma reformulação do herói Sandman, que se tornou mais parecido com os personagens da época, de malha apertada e máscara. Sandman alcançou popularidade e Simon e Kirby fizeram suas histórias para outras revistas, como Detective Comics e World's Finest Comics. Na edição 73 de Adventure Comics, de 1942, a dupla apresentou a série Manhunter, com um caçador de animais que tem uniforme vermelho e combate o crime. Já em Star Spangled Comics 7, surgiram os vendedores de jornais da Newboy Legion e o herói que sempre os tirava de encrencas: o Guardião - ele também tinha um escudo e, anos mais tarde, se tornaria importante nas histórias do Superman.

Adventure Comics (1938) 73-A
Comic Book by DC, Apr 1942

Mas o maior sucesso da dupla na DC foi Boys Commandos, sobre um grupo de garotos órfãos que luta em várias frentes da 2a. Guerra Mundial, sob o comando do Capitão Rip Carter. O grupo estreou na edição 64 de Detective Comics, em 1942 e, devido à grande aceitação, ganhou série própria no final daquele ano. Boys Commandos passou a vender mais de um milhão de cópias mensalmente e tornou-se o terceiro maior sucesso da DC, perdendo apenas para Superman e Batman. Temendo que Kirby e Simon fossem convocados para a guerra e interrompesem a produção da série, Jack Liebowitz insistia para Kirby desenhar, no mínimo, cinco páginas por dia, a fim de ter bastante material caso o artista tivesse que viajar à Europa para lutar contra os nazistas. E foi exatamente o que aconteceu. Em 1943, Jack Kirby foi convocado para o exército.

Detective Comics (1937) 64-A
Comic Book by DC, Jun 1942

Fonte:
MUNDO DOS SUPER-HERÓIS # 25
JANEIRO/FEVEREIRO 2011
Pág. 26




Veja também:
O NOME QUE VIROU LENDA (STAN LEE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário