sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Joe Quesada comenta tudo que pode sobre aquisição da Marvel pela Disney

Editor-chefe da editora detalha os primeiros encontros com o chefão da Pixar

Por Érico Assis

Joe Quesada, o editor-chefe da Marvel Comics, resolveu usar sua coluna no site Comic Book Resources, a Cup o' Joe, para encerrar algumas das especulações sobre o negócio Marvel/Disney. Ele diz que será sua primeira e última entrevista sobre o assunto até que a fusão das empresas se conclua - a compra ainda está sendo analisada pelo SEC, agência do governo dos EUA que fiscaliza os grandes negócios entre empresas para evitar monopólios.

Na longa entrevista, ele diz que os fãs não devem se preocupar com mudanças no conteúdo dos quadrinhos da editora, que a Marvel já estabeleceu uma boa relação com a "irmãzinha" Pixar e que sabia da compra há um mês, mas teve que guardá-la a duras penas. Confira alguns trechos.

Sobre a visita de Bob Iger, presidente da Walt Disney Company, ao escritório da Marvel:

"Ele é muito inteligente, relaxado, elegante e agradável. Demonstrou-se muito interessado no nosso grupo, no nosso pessoal e no nosso trabalho, e esperava de nós, como guardiões do nosso conteúdo, que continuássemos a fazer o que fazemos. Ele repetiu várias vezes que o conteúdo é o que interessa, qualidade-qualidade-qualidade, que as pessoas são o mais importante e que ele quer que a Marvel continue a Marvel da mesma foram que a Pixar continua a Pixar. Temos nossa cultura, ela sempre nos trouxe sucesso e ele quer preservar isso. Afinal, não parece a decisão mais inteligente?"

Sobre possíveis mudanças no conteúdo dos quadrinhos Marvel:

"Bob [Iger] deixou bem claro que eles [a Disney] não têm qualquer intenção de mexer no conteúdo das nossas HQs ou de higienizar nosso material. Isso significa apenas que a Marvel ainda é a Marvel e que os quadrinhos que você conhece e ama continuarão como sempre foram. Bob deixou claro que a razão pela qual a Disney fez essa aquisição é porque eles amam o que fazemos e são nossos fãs há muito tempo. Querem que continuemos a fazer o que fazemos e, agora com um alcance global, poderemos fazer ainda mais."

Sobre saber da notícia há algum tempo:

"Um pequeno grupo de pessoas do lado criativo [da Marvel] foi abordado por Ike [Perlmutter, presidente da Marvel Entertainment] a respeito da fusão há mais ou menos um mês. Ele disse que Bob Iger e o pessoal da Disney queriam nos conhecer. Era um pequeno grupo que incluia Dan Buckley [publisher da Marvel Comics] e Kevin Feige [presidente do Marvel Studios]. Pelo lado da Marvel, fomos convidados a ir e ver se achávamos que essa fusão seria benéfica para a Marvel em todas as áreas, especialmente a criativa. [...] Saber o que eu sabia e manter isso em segredo foi muito difícil. A alegria que eu estava sentindo por dentro versus o que eu podia demonstrar foi algo mais difícil do que imaginava. [...] Também fiquei meio paranoico. Eu tenho uma camiseta retrô do Mickey que amo e às vezes visto para vir ao trabalho. Do momento em que ouvi a notícia, me policiei para não usá-la com medo de transmitir o segredo telepaticamente a alguém. Sério, meu, é minha camiseta predileta!"

Sobre a relação Marvel/Pixar:

"Sim, nos encontramos com [John] Lasseter [diretor de criação da Disney e da Pixar] duas vezes. Jantamos e tomamos café da manhã com John, e ele é um cara fantástico. Foi sensacional ver como a Pixar é parecida com a Marvel no que diz respeito ao ato da criação, como entendemos as histórias e como acreditamos em qualidade. Já li várias coisas sobre como a Pixar começou a fazer o que faz e sempre vi grandes semelhanças, mas ouvir John falar da Pixar como empresa e família deixou as coisas muito mais claras para todos nós."

Por obrigações de contrato, Quesada não pode falar nada sobre assuntos como quadrinhos Disney na Marvel, adaptação de grandes sucessos Disney (Piratas do Caribe, High School Musical) para os quadrinhos, sobre a Crossgen (editora de quadrinhos que foi comprada pela Disney após a falência), nem sobre qual o primeiro resultado da parceria Marvel/Pixar (Homem-Formiga ainda é só rumor). E repetiu que só volta a tocar no assunto quando a fusão das empresas estiver confirmada.

Jack Kirby

FONTE: OMELETE

Nenhum comentário:

Postar um comentário