terça-feira, 8 de setembro de 2009

STAN LEE


Conheça em detalhes a carreira do roteirista e editor que ajudou a revolucionar o mercado de quadrinhos e tornou os super-heróis muito mais humanos


Stan Lee é um dos profissionais de quadrinhos com o histórico mais incomum. Numa mistura de talento, espírito empreendedor e sorte, ele sobreviveu ao período negro em que os quadrinhos de super-heróis quase foram extintos e assistiu a seu renascimento a partir dos anos 60. Muito mais do que um espectador, Lee foi um personagem fundamental no processo, com a criação das bases do que hoje conhecemos como Universo Marvel. Se o Superman fez os leitores sonharem que um homem poderia voar, o Aranha - criação máxima de Lee - nos ensinou que heróis poderiam ter defeitos e até mesmo perder, sem que isso os tornasse menos grandiosos.

Na verdade, o mérito dos personagens do roteirista reside na superação de suas próprias limitações. Um dos poucos artistas da Era de Ouro ainda na ativa, Stan Lee acompanhou a transformação de uma indústria em formação em um verdadeiro fenômeno cultural, que vai de lancheiras a filmes de bilheterias milionárias. Tudo resultado do esforço de um homem que várias vezes pensou em largar tudo, mas assim como seus heróis, superou seus problemas e não desistiu dos seus sonhos.


Fonte: MUNDO DOS SUPER-HERÓIS # 14 (JANEIRO/FEVEREIRO 2009)