terça-feira, 8 de setembro de 2009

STAN LEE


Conheça em detalhes a carreira do roteirista e editor que ajudou a revolucionar o mercado de quadrinhos e tornou os super-heróis muito mais humanos


Stan Lee é um dos profissionais de quadrinhos com o histórico mais incomum. Numa mistura de talento, espírito empreendedor e sorte, ele sobreviveu ao período negro em que os quadrinhos de super-heróis quase foram extintos e assistiu a seu renascimento a partir dos anos 60. Muito mais do que um espectador, Lee foi um personagem fundamental no processo, com a criação das bases do que hoje conhecemos como Universo Marvel. Se o Superman fez os leitores sonharem que um homem poderia voar, o Aranha - criação máxima de Lee - nos ensinou que heróis poderiam ter defeitos e até mesmo perder, sem que isso os tornasse menos grandiosos.

Na verdade, o mérito dos personagens do roteirista reside na superação de suas próprias limitações. Um dos poucos artistas da Era de Ouro ainda na ativa, Stan Lee acompanhou a transformação de uma indústria em formação em um verdadeiro fenômeno cultural, que vai de lancheiras a filmes de bilheterias milionárias. Tudo resultado do esforço de um homem que várias vezes pensou em largar tudo, mas assim como seus heróis, superou seus problemas e não desistiu dos seus sonhos.


Fonte: MUNDO DOS SUPER-HERÓIS # 14 (JANEIRO/FEVEREIRO 2009)


Um comentário:

  1. Putz, fazendo uso daquela gíria batida, Stanley Lieber é "o cara". É o pai de todos.
    É um visionário. Veja que os personagens que ele criou lá na década de 60 hoje ganham os cinemas mundiais e são admirados por todos.
    Stan Lee merece toda a nossa admiração e reconhecimento. Gostava muito de ler as revistas antigas da Abril, em cujo início de cada história tinha um cabeçalho com um breve relato sobre os personagens em questão que finalizava com a frase "Stan Lee apresenta": "Os Fabulosos X-Men" ou "O Espetacular Homem-Aranha" e assim por diante. Desde criança eu leio esse nome e sei de Stan Lee, cresci admirando-o. E acho fascinante quando vejo alguma entrevista com ele ou suas participações nos filmes da Marvel. Realmente é muito empolgante!

    Post maravilhoso esse em homenagem ao verdadeiro Deus do universo Marvel!
    Excelsior!!!

    ResponderExcluir