quarta-feira, 12 de agosto de 2009

O Bosque das Ilusões Perdidas
Alain-Fournier
1913

Círculo do Livro
Título do original: "Le Grand Meaulnes"
Tradução: Maria Helena Trigueiros














À minha irmã Isabelle

Primeira parte

I

O aluno interno

Chegou a nossa casa em um domingo de novembro de 189...
Continuo a dizer "nossa casa" apesar de ela não mais
nos pertencer. Deixamos a região há muitos anos, e por cer-
to nunca mais voltaremos lá.
Morávamos nas dependências do Curso Superior de
Sainte-Agathe. Meu pai, a quem eu chamava Sr. Seruel tal
como os outros alunos, dirigia ao mesmo tempo o curso
superior, que dava a licenciatura para o magistério, e o curso
médio. Minha mãe ensinava as turmas infantis.
Era uma casa vermelha, comprida, com cinco portas
envidraçadas sombreadas por trepadeiras, situada na extre-
midade do povoado; tinha um imenso pátio de recreio, parte
coberta por um telheiro, e a lavanderia, que comunicava com
o povoado por um grande portão. Ao norte passava a estra-
da à qual dava acesso uma pequena cancela, estrada esta que
levava a La Gare, a três quilômetros de distância; nos fun-
dos e para o sul havia campos, jardins e pradarias que se
estendiam até os limites da povoação... Eis um rápido es-
boço desta casa onde decorreram os dias mais atormentados
e mais gratos da minha vida - casa de onde partiram nossas
aventuras para afinal ali voltarem como ondas quebrando
contra um rochedo solitário.
O acaso de um mudança de posto, uma decisão de um
inspetor escolar tinham-nos levado para lá... Perto do fim
das férias, há muito tempo, um carro de camponeses que
precedia nossa mobília nos tinha ali deixado, a minha mãe
e a mim, diante da pequena cancela enferrujada. Alguns me-
ninos que roubavam pêssegos no jardim fugiram silenciosa-
mente pelos buracos da cerca de arbustos...

9