quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Círculo do Livro

JAMES HILTON

Horizonte perdido
"Lost horizon"


(1933)



Capítulo um

A situação em Baskul piorara consideravelmente naquela primeira semana de maio, e no dia 20 aparelhos da Air Force chegaram de Pershawar, mediante arranjo feito para evacuar os residentes brancos. Estes eram mais ou menos oitenta e a maior parte foi conduzida sem novidade, atravessando as montanhas em aviões de transporte de tropa. Empregaram-se também nesse mister alguns aparelhos de vários espécies, entre eles um avião de cabina, cedido pelo marajá de Chandapor. E foi neste avião que embarcaram, pelas dez horas da manhã, quatro passageiros: Miss Roberta Brinklow, da Missão do Oriente; Henry D. Barnard, cidadão americano; Hugh Conway, cônsul de S. M. Britânica; e o Capitão Charles Mallinson, vice-cônsul.
Aí estão os nomes, conforme apareceram mais tarde nos jornais indianos e ingleses.
Conway contava trinta e um anos. Havia dois que estava em Baskul, desempenhando uma tarefa que, vista agora à luz dos acontecimentos, poderia ser considerada como a defesa teimosa de uma causa perdida.
Ali encerrava-se uma fase de sua vida. Dentro de algumas semanas, talvez uns poucos meses de licença, seria enviado para outra parte. Tóquio ou Teerã, Manila ou Mascate: na sua profissão nunca se sabe o que vai acontecer.


Tradução: FRANCISCO MACHADO VILA E
LEONEL VALLANDRO

(254 págs.)