Star Wars estreou em 25 de maio de 1977 em apenas 32 salas de cinema nos Estados Unidos. Para não encarar um possível fracasso, Lucas tirou férias naquela semana e foi para o Havaí com o amigo Steve Spielberg. Ninguém, nem mesmo Lucas ou a Fox, imaginava o destino comercial de Star Wars. Inesperadamente, a bilheteria inicial foi muito boa. Tudo graças à divulgação boca a boca e a uma boa parcela do público que voltou repetidas vezes para assistir a ele.
Rapidamente, Star Wars se transformou num fenômeno, arrecadando mais de 133 milhões de dólares em três meses - um valor surpreendente para a época, ainda mais levando-se em conta que foi exibido em poucas salas. Frente ao sucesso, a Fox começou a aumentar o número de cópias por todos os Estados Unidos. As filas para ver o filme dobravam esquinas e a produção ficou em cartaz por mais de um ano, arrecadando incríveis 265 milhões de dólares. Uma das explicações para o sucesso era que, finalmente, um filme apresentava o que só existia, até então, nos quadrinhos e nos livros: batalhas espaciais em alta velocidade, duelos com laser, naves colossais, planetas destruídos... O filme foi indicado a vários Oscars e chegou a ganhar alguns nas categorias mais técnicas.
Star Wars teve outros relançamentos oficiais: em 1978, em 1980 (quando ganhou o complemento Episódio IV: Uma Nova Esperança) e em 1997 (com acréscimos de efeitos especiais computadorizados). A essa altura, era claro para o mundo que Lucas e a Fox fariam mais filmes passados há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante. Somando-se a bilheteria de outros relançamentos, o total arrecadado pelo filme chegou a 460 milhões. Atualizados os valores, Star Wars é a segunda bilheteria da história do cinema nos EUA, perdendo apenas para ...E o Vento Levou.
Por Maurício Muniz
MUNDO DOS SUPER-HERÓIS #29 - Editora Europa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário