História
Shuma-Gorath é um demônio e Senhor do Caos. Ele apareceu pela primeira vez nas páginas da Marvel Premiere, e é mais conhecido também por ser um personagem jogável na série de video game Marvel Super Heroes. Posteriormente fez aparições na série Marvel vs Capcom também. É provável que ele tenha sido inspirado por Mitos Cthulhu, tendo em seu físico escamas e tentáculos, típico de Chtulhu e um nome semelhante a Shub-Niggurath. Shuma Gorath aparece primeiro na curta história de Robert E. Howard, intitulada "A Maldição do Caveira Dourada", que se passa em Lemúria durante a pré-época dos eventos cataclísmicos em Atlantis. Rotath, um mago, invoca Shuma-Gorath através de livros de misticismo, jogando uma maldição contra a humanidade. De acordo com os livros de Howard - tais como o Vathelos, o Cego e Skelos - pode-se deduzir que Shuma-Gorath foi um humano. Shuma-Gorath parece um olho gigante verde com tentáculos. Embora a sua verdadeira origem seja desconhecida, Shuma-Gorath já reinou sobre a Terra e comandou sacrifícios humanos, até o feiticeiro viajante Sise-Neg afastar-se dele. Ele conseguiu voltar e fixar-se como um deus, novamente comandando sacrifícios sangrentos, mas protegendo quem estava a seu favor. Eventualmente, o poder de Crom prendeu Shuma-Gorath dentro de uma montanha. Mesmo preso, Shuma-Gorath consegue interagir com Conan, o Bárbaro, Kulan Gath, e muitos outros humanos, até Crom bani-lo de volta para sua dimensão.
Quando Shuma-Gorath tentou retornar à Terra através da mente do Primeiro Ancião, o Doutor Estranho se viu obrigado a matar seu mestre, para evitar que a poderosa criatura chegasse à Terra. Anos mais tarde, Stephen Strange foi forçado a destruir os talismãs para manter o demônio do caos à distância, e para evitar com que caíssem nas mãos de um mau feiticeiro. Doutor Estranho foi então forçado a viajar para a dimensão de Shuma-Gorath e lutar lá para impedir a invasão de demônios à Terra. Para fazer isso, Strange teve de absorver a magia do caos, ganhando bastante poder para destruir Shuma-Gorath. No entanto, ele começou a transformar-se em um novo Shuma-Gorath. Como resultado, ele cometeu suicídio para evitar o pior. Felizmente, um aliado de Strange foi capaz de purificá-lo, em seu caminho de volta à vida. Shuma-Gorath ressuscitou não muito depois. Recentemente, ele foi convocado à Terra pelo mago Nicholas Scratch, que ofereceu seus serviços em troca de vida. No entanto, o monstro foi detido pelo Quarteto Fantástico, o Doutor Estranho e mais alguns aliados.
Poderes e habilidades
Ele também tem poderes similares ao voodoo (visto que uma vez, ele criou uma réplica da terra, e o que ele aprontava nela acontecia na verdadeira terra) pode teleportar-se e levitar. Pode entrar e sair de diferentes planos de existência e dimensões, somente com sua vontade. Além disso, também pode convocar demônios e outras criaturas sobrenaturais para executar os seus planos.
Sua inteligência é quase imensurável, aproximando-se da onisciência, sendo que na dimensão nativa, ele é onipotente, fora que Shuma-Gorath tambem é um ser virtualmente imortal. Além disso quando o Doutor Estranho absorveu os poderes de Shuma-Gorath (a Magia do Caos) sua aura simples era tida como suficiente para destruir todas as galáxias próximas.
Fonte: Wikipédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário