sábado, 31 de janeiro de 2009
Polaridade
Este é o símbolo que estamos acostumados a ver no Yin/Yang. O yin é o pólo negativo, feminino, intuitivo, passivo. É a noite, a Lua, o sonho. O yang é o pólo positivo, masculino, racional, ativo. É o dia, o Sol, a ação. Precisamos dos dois e todos temos os dois pólos dentro de nós. Algumas vertentes creditam às mulheres o Yin e aos homens o yang, mas é um erro. Homens e mulheres possuem as duas polaridades. Há homens mais yin que yang, e mulheres mais yang que yin (e isso nada tem a ver com opções sexuais).

No caso da Astrologia Chinesa, é importante que notemos a polaridade do signo e do ano, porque podemos ficar mais atentos às tendências. Algumas dessas tendências são negativas - yin - e podem ser interpretadas como o lado mais sombrio (tanto do animal, quanto do ano).
Terra
Fogo
Madeira
Água
Metal
Os Elementos
O Metal gera a Água (imagine um recipiente que pode conter água). A Água gera a Madeira (como chuva ou orvalho, a água faz a vida florescer). A Madeira gera o Fogo, do Fogo vem a Terra (simbolicamente, o fogo transforma tudo em cinzas, tornando as cinzas parte da terra). A Terra, por sua vez, finaliza o ciclo criando o Metal.
Cada animal tem influência de um elemento, assim como cada ano. Não há animais de terra, pois considera-se que a terra está no centro de tudo. O elemento do ano será o dominante e pode ajudar ou não, de acordo com o elemento do seu animal. Por exemplo, você é um Búfalo cujo elemento é Água, mas nasceu num ano regido pelo Fogo. O Fogo será o dominante e não está em harmonia com a Água, tornando a combinação desfavorável. Mas aí você pergunta: "O que fazer?" Não dá pra nascer de novo num ano melhor, então o que você faz é exatamente o que está fazendo agora: conhecer-se melhor para aprender a superar suas limitações e lidar com suas esquisitices. Conheça agora mais um pouco sobre cada elemento e suas influências sobre as pessoas.
O Animal oculto
Este animal revela seu lado mais oculto, sua verdadeira natureza. Como o ascendente, é o que você é para o mundo e é normal que você só sinta suas influências depois da adolescência, quando sua personalidade estiver mais formada. Se você é uma Lebre cujo animal oculto é o Dragão, você é um verdadeiro lobo em pele de cordeiro, pois a grandiosidade dos pensamentos do Dragão não é revelada ao mundo. Para saber qual o seu animal oculto, basta ver o animal regente da hora em que você nasceu.
Qual a letra do alfabeto mais marcante na vida do Superman?
Sem dúvida, é o ”L”. E sempre em dose dupla. Isso porque foi criada uma mística de que todos os grandes amores do herói teriam essas iniciais.
Foi assim com Lana Lang, sua paquera da época de Smallville (Pequenópolis, em algumas histórias publicadas no Brasil; Lori Lemaris, uma sereia com quem o herói se envolveu; Lyla Lerrol, uma kryptoniana que se apaixonou pelo Super numa história de 1960 em que ele volta ao planeta natal antes da fatídica explosão; Luma Lynai, poderosa garota de um planeta distante que a Supergirl resolve apresentar para o então primo, para que ele não ficasse “tão sozinho”; e, claro, Lois Lane, sua colega de redação e atual esposa.
Mas não é só no amor que o “Duplo L” persegue o Homem de Aço. Ele está também nas iniciais do maior inimigo, Lex Luthor; Linda Lee (a identidade terráquea da primeira Supergirl); e de personagens menos conhecidos, como Lucy Lane, irmã de Lois.
Lana Lang
Lori Lemaris
Lois Lane
Fonte: Coleção 100 Respostas - Super-Heróis (Mundo Estranho) 2004
O Superman lutou contra algum personagem real?
Em 1978, a DC Comics produziu um especial (lançado aqui pela Ebal) no qual o Superman luta contra Muhammad Ali, um dos maiores pesos pesados da história do boxe. Na aventura, os dois são obrigados a fazer isso para definir quem enfrentaria o campeão alienígena da raça que ameaçava invadir a Terra.
A contenda foi sob um sol vermelho, que anulava os poderes do Homem de Aço. Na capa da edição, desenhada por Neal Adams, é possível ver o ex-presidente americano Jimmy Carter, Batman, Kirk Alyn (que viveu o Super em sua primeira série de TV), Lex Luthor, Billy Batson (alter ego do Capitão Marvel “Shazam”), a atriz Noel Neill (a Lois Lane do seriado de cinema de 1948), Pelé e os criadores do personagem (Joe Shuster e Jerry Siegel).
O resultado? Vitória de Ali, depois de bater muito no herói. O gibi foi inspirado na música “Muhammad Ali, the Black Superman”, composta em 1977 por Johnny Wakelin.
Superman x Muhammad Ali
Fonte: Coleção 100 Respostas - Super-Heróis (Mundo Estranho) 2004
O Superman teve mascotes?
Quem assistiu aos desenhos antigos de TV deve se lembrar de Krypto, o Supercão. Na origem (a história foi muitas vezes alterada), em 1955, ele veio em outro foguete de Krypton e só chegou à Terra anos depois do jovem Kal-El, o nome verdadeiro do Superman. Mas teve mais! Nos quadrinhos, pintou Beppo, o Supermacaco que viajou desde Krypton no mesmo foguete que o então bebê.
Já a Supergirl teve como bichos de estimação Raiado, o Supergato, que ganhou poderes quando a moça fazia experimentos para tentar eliminar os efeitos da kryptonita, e Cometa, o Supercavalo, um centauro que foi transformado num equino por magia. Com o tempo, todos acabaram “encostados”. Na década de 60, contudo, eles se juntaram para formar a Legião das Supermascotes!
Legião das Supermascotes
Fonte: Coleção 100 Respostas - Super-Heróis (Mundo Estranho) 2004
Como o Superman “ressuscitou”?
A explicação foi pouco convincente: como a fonte dos poderes do Superman é o sol amarelo que ilumina a Terra, seu corpo funciona como uma bateria solar, acumulando energia. Devido à incessante batalha contra Apocalypse, ele simplesmente se exauriu quase por completo.
No entanto, enquanto estava no esquife, a bateria foi “recarregando” e o Homem de Aço voltou à ativa.
Fonte: Coleção 100 Respostas - Super-Heróis (Mundo Estranho) 2004
“BECO SEM SAÍDA”.
Mesmo que estejamos enfrentando uma dificuldade aparentemente insuperável em nosso empreendimento, tudo vai se arranjar se procedermos de modo correto. Somos donos de nosso destino, pois, na Imagem Verdadeira, somos filhos de Deus. Por isso, se confiarmos na vontade de Deus-Pai e agirmos de maneira correta, mudará naturalmente o que precisa mudar, possibilitando-nos tomar o rumo certo e descortinar uma nova vida.
Do livro Yukizumari wa Nai – Seicho Taniguchi

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
COM REVERÊNCIA
SE TORNA NUTRITIVO.
A Vida de Deus está presente nos alimentos que comemos. Nem sempre é preciso consumir grande quantidade de alimentos nutritivos para manter a saúde. Mesmo que seja pouco o alimento, se for bastante o sentimento de gratidão e reverência com que o recebemos e o ingerimos, com certeza será nutritivo, porque se manifestará amplamente a força divina presente nesse alimento.
Do livro Nichijō no Naka no Shinri – Masaharu Taniguchi

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009
O Animal Lunar
O Superman já teve de matar alguma vez?
Mesmo sendo um defensor contumaz da vida, o Superman já matou nas histórias em quadrinhos. No final da década de 80, ele foi “convocado” para tentar salvar um universo paralelo, que estava sendo destruído pelos kryptonianos General Zod, Quex-ul e Zaora. Quem o chamou para a missão foi o líder da resistência daquela dimensão: um certo Lex Luthor!
Quando os vilões tentam escapar para o nosso Universo, onde teriam os mesmos poderes do herói, o Superman dá cabo dos três expondo-os à kryptonita verde. O remorso deixou-o perturbado por muito tempo.
Nessa aventura entrou em cena uma das muitas versões da Supergirl. Esta havia sido criada por Lex Luthor a partir de protomatéria.
Superman by John Byrne
Fonte: Coleção 100 Respostas - Super-Heróis (Mundo Estranho) 2004
Como Clark Kent conseguiu emprego no Planeta Diário?
Isso mesmo, ele se entrevistou! Um ato pouco recomendável para alguém tão certinho, não? O pior é que, segundo essa versão, Lois Lane trabalha no periódico desde a adolescência e galgou degrau a degrau até chegar a repórter especial, o mesmo cargo dado a Kent.

Superman by John Byrne
Fonte: Coleção 100 Respostas - Super-Heróis (Mundo Estranho) 2004
O MELHOR REMÉDIO
PARA A SAÚDE.
Mente alegre é o melhor remédio para promover a saúde. Para ter a mente alegre, não devemos praticar atos que suscitem críticas ou contrariem a ética humana. O ser humano consegue ser realmente alegre e feliz quando vive em conformidade com a vontade de Deus.
Do livro Reflexões sobre a Vida – Seicho Taniguchi

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009
GÊNIO INDOMÁVEL

GÊNIO INDOMÁVEL
(GOOD WILL HUNTING)
1997
Matt Damon é Will Hunting, um jovem humilde, porém brilhante. Nunca esteve numa universidade e vive de pequenos trabalhos, mesmo assim e capaz de citar fatos históricos e resolver complicadas equações matemáticas. Quando seu brilhantismo é descoberto por um professor da universidade onde trabalha como servente, Will tem a sua chance. Mas antes precisará livrar-se de uma ordem de prisão. Sua única esperança é Sean McGuire (Robin Williams), um professor universitário e terapeuta que o admira e compreende o que é lutar por seu espaço na vida.
Com 9 indicações para o OSCAR sendo Vencedor de duas categorias, além de outros inúmeros prêmios em todo o mundo, “GÊNIO INDOMÁVEL” é um filme imperdível, recordista de bilheteria e sucesso de crítica.
Quanto valia o Superman quando surgiu?
Ao ser criado, o Superman era bem menos poderoso que hoje. Ele não voava, “apenas” saltava alturas superiores a 200 metros. Mesmo assim, começou a fazer um enorme sucesso nos Estados Unidos. Muito espertos, os donos da National Periodical procuraram os autores, Jerry Siegel e Joe Shuster, para adquirir os direitos sobre os personagens. E pagaram míseros 130 dólares.
Em 1947, após serem demitidos – e quando Superman já era uma marca altamente rentável (hoje, vale bilhões de dólares) –, os autores processaram a editora, tentando recuperar parte do dinheiro perdido com aquele contrato absurdo. Só no final da década de 1970, após decisão da Suprema Corte americana, conquistaram o direito de receber uma pensão vitalícia da DC Comics de 20 mil dólares anuais, mais assistência médica, um valor ínfimo levando-se em conta os ganhos que o personagem gerou.
Fonte: Coleção 100 Respostas - Super-Heróis (Mundo Estranho) 2004
ALHEIOS. CADA QUAL TEM
UM DOM PECULIAR.
A roseira produz rosas, a glicínia produz flor de glicínia. A missão de cada planta é manifestar a sua peculiaridade. Se a roseira tentasse imitar a glicínia, não seria autêntica, nem acrescentaria algo bom a este mundo. Também as pessoas possuem respectivos dons. Cada pessoa é dotada de algo peculiar e tem uma missão que só ela pode cumprir.
Do livro O Livro dos Jovens – Masaharu Taniguchi

terça-feira, 27 de janeiro de 2009
Que outras identidades secretas Peter Parker já assumiu?
Desde sempre o Homem-Aranha foi acusado de ser “do mal”, por causa dos editoriais assinados por J. Jonah Jameson no Clarim Diário (curiosamente, o jornal em que Peter Parker trabalha). E seus inimigos adoram dar uma força para aumentar essa má fama.
Certa vez, Norman Osborn, o Duende Verde original, virou dono do Clarim e, após acusar o herói de assassinar o marginal Joe Z, pôs sua cabeça a prêmio, desencadeando uma caça ao Aranha.
Para provar sua inocência, Peter teve uma idéia pra lá de esdrúxula: com a ajuda da mulher, Mary Jane, criou quatro identidades para perambular pelas ruas de Nova York: Vespa, Prodígio, Ricochete e Sombra, cada um com um visual diferente. Haja costureira!
No final, o Homem-Aranha foi inocentado quando o vilão Ardiloso foi capturado e confessou o crime – e os quatro uniformes foram devidamente esquecidos, para alegria de milhões de leitores.
Vespa
Prodígio
Ricochete
Sombra
Fonte: Coleção 100 Respostas - Super-Heróis (Mundo Estranho) 2004
Arzt, Leslie
Um dos sobreviventes do acidente. Apareceu em três episódios e morreu em uma explosão acidental, em “Exodus: Part 2”. Ele era professor de ciência e participou da expedição ao Black Rock, navio de onde pegariam dinamite para abrir a escotilha.
EPISÓDIOS:
Born to Run;
Exodus: Part 1;
Exodus: Part 2.
Links:
Black Rock;
escotilha.
E A DOS OUTROS SÃO
ORIGINALMENTE
UMA SÓ VIDA.
Quando fazemos o bem ao nosso próximo e vemos que ele ficou feliz, sentimo-nos felizes também. É que somos todos irmãos, ramificações de uma mesma Vida, isto é, da Vida de Deus, que flui para dentro de nós e mantém a nossa Vida. Portanto, a alegria de fazer o bem ao próximo é a do reencontro e união das partes que, apenas na aparência, achavam-se separadas.
Do livro A Cartilha da Vida, vol. 2 – Masaharu Taniguchi

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009
Qual foi o intervelo entre a publicação da primeira e da segunda história do Aranha?

Amazing Fantasy #15
Fonte: Coleção 100 Respostas - Super-Heróis (Mundo Estranho) 2004
Ártica, Estação
É onde Mathias e Henrik, os dois homens que falam português, vêem uma anomalia eletromagnética no final de “Live Together, Die Alone”. O nome em português vem do local onde a estação fica – muito frio, coberto de neve. Em inglês é conhecido como “listening station”.
EPISÓDIO:
Live Together, Die Alone.
Links:
Mathias;
Henrik;
Widmore, Penelope;
Eletromagnetismo.
Mutante por quê? Porque HERÓI pode aparecer a qualquer momento, em qualquer formato, tratando de heróis de qualquer lugar – da TV, dos quadrinhos, do cinema, dos games e de onde mais vierem heróis!
Para começar, dedicamos esta edição inteira aos heróis da TV. Claro que o destaque especial tem que ir para os CAVALEIROS DO ZODÍACO, a série mais quente da televisão! Inesperadamente, Seiya, Fênix e seus companheiros ocuparam o coração e as mentes dos fãs de todo o Brasil.
HERÓI conta toda a história dos CAVALEIROS, as origens dessa mania e tudo que o futuro reserva!
Também nesta edição você vai conhecer os segredos de WOLVERINE, o mais invocado dos X-MEN. Vai ficar por dentro dos heróis das revistas em quadrinhos que vão chegar à TV em 1995. E para completar, vai saber tudo que os estúdios japoneses estão preparando para invadir a televisão! Depois dos CAVALEIROS, o Japão vai apresentar ao mundo uma explosão de heróis, em seriados e desenhos!
E se prepare – logo, logo vai ter mais HERÓI nas bancas!
Fonte: HERÓI # 1
QUANDO TODOS CONFIAM
NA BOA VONTADE DO
SER HUMANO.
O amor de Deus, que harmoniza todas as coisas do céu e da terra, age no mundo e dentro de todos os seres. Devemos confiar na boa vontade do ser humano. O Amor e a Sabedoria de Deus, que estão latentes no ser humano, manifestam-se quando os reconhecemos e louvamos.
Do livro Sabedoria da Vida Cotidiana em 365 Preceitos, vol. 1 – Masaharu Taniguchi

domingo, 25 de janeiro de 2009
Ozymandias

Fonte: WIZMANIA # 9 (JANEIRO DE 2009)
Dr. Slump
Se Dragon Ball tornou Toriyama conhecido mundialmente, foi Dr. Slump que fez com que ficasse famoso no Japão. Em 1980, depois de ter feito várias histórias curtas aqui e ali, foi convidado a lançar uma série na revista semanal Shonen Jump, e aí surgiram os amalucados habitantes da Vila Pinguim.

A história começa quando o “genial” Sembei Norimaki cria sua obra prima: Arale, uma garota-robô tão perfeita que acaba integrada à pequena sociedade rural onde ele vive, inclusive indo à escola. Acontece que a menina é mais rápida que uma locomotiva, solta raios pela boca e ninguém na cidade acha isso estranho.
A explicação para esse fenômeno é bem simples: os habitantes da Vila Pinguim são tão ou mais estranhos que Arale. Para se ter uma ideia, uma das pessoas mais normais da série é o próprio Sembei, que apesar de criar robôs perfeitos, é um homem normal de meia-idade que gosta de revistas sukebe e sonha em se casar com a professora de Arale.

Em balanço realizado em 1995, Dr. Slump já havia vendido aproximadamente 28 milhões de cópias, o que equivaleria a duas vezes a população do Rio de Janeiro.

Infelizmente, a série não passou nem perto do Brasil. Resta torcer para que alguma TV se anime e traga o desenho. Não custa nada sonhar.
Fonte: Dragon Ball # 1
Bulma

Mas quem pensa que ela só é só um rostinho bonito está muito enganado. Bulma é muito inteligente e tem extrema facilidade em lidar com eletrônica e tecnologia em geral. Filha do criador da Corporação Cápsula (falaremos sobre isso mais tarde), Bulma é também uma inventora e construiu sozinha o radar que pode localizar as esferas do Dragão, o chamado Radar do Dragão (original, né?).
Mas porque ela quer encontrar as esferas do Dragão? Elementar meu caro Watson. Para poder invocar o Dragão e pedir um super-gato, já que ela é vidrada nos garotos e quer muito namorar.
Fonte: Dragon Ball # 1
Homem-Aranha
15/01/2009
Rodrigo "Piolho" Monteiro
Fonte: www.omelete.com.br
Mulher-Aranha
22/01/2009
Érico Borgo
Fonte: www.omelete.com.br
BEM-VINDO A MARVEL MAX

A partir de agora, todos os meses, você poderá conferir as melhores, mais arrojadas e inovadoras séries de quadrinhos produzidas pela Marvel na atualidade. Histórias densas, tramas elaboradas, abordagens inusitadas de personagens que um dia você pensou conhecer. Autores consagrados como Brian Michael Bendis, Greg Rucka, Brian Azzarello, Garth Ennis, Doug Moench e muitos outros se juntam a artistas do calibre de Richard Corben, Igor Kordey, Michael Gaydos, Paul Gulacy, Darick Robertson para apresentar uma nova visão do Universo Marvel. Uma visão mais crua, realista, sensual, violenta e, por isso mesmo, fantástica de seus heróis e anti-heróis. Conheça agora um pouco mais sobre as atrações que você está prestes a desfrutar:

foi um dos maiores heróis negros da Marvel na década de 70, ao lado do Pantera Negra. Nascido nas ruas do Harlem, ex-membro de gangues, Cage foi preso por um crime que não cometeu. Voluntário para uma experiência cientifica, foi vítima da sabotagem de um carcereiro que o odiava. Como resultado, ganhou superforça e uma pele invulnerável. Já fora da cadeia, passou a oferecer seus serviços por dinheiro, tornando-se um herói de aluguel. Teve uma carreira bastante longa, boa parte dela ao lado de outro herói Marvel, o Punho de Ferro. Conhecido por seu visual bem típico dos anos 70, Luke Cage teve suas aparições mais recentes no Brasil nas páginas da revista Marvel Knights. Reinterpretado pela premiada duplas Brian Azzarello e Richard Corben – os mesmos da aclamada minissérie Banner, publicada em Marvel Apresenta –, Cage ganha novo visual e uma abordagem totalmente inovadora, muito mais próxima da violenta realidade dos bairros mais pobres da maior metrópole norte-americana.

– uma história de assassinato e espionagem, com arte de Igor Kordey (Teoria da Conspiração, Novos X-Men). A trama começa com a morte de um alto oficial do GRU – Serviço Militar de Inteligência russo – que leva Yelena Belova, a nova Viúva Negra, ao submundo do sadomasoquismo, numa narrativa tensa, envolvente e cheia de sensualidade. Uma história que vai prender sua atenção do início ao fim.
Agora que as apresentações já foram devidamente feitas, só nos resta dar a você passagem para esta nova dimensão dos quadrinhos. Seja bem-vindo ao incrível mundo de MARVEL MAX, uma revista sem concessões.
Fernando Lopes
Editor
Fonte: Marvel Max # 1 (Setembro de 2003)