sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

MASCARADOS EM ANÁLISE


Escrita pelo quadrinhista Grant Morrison, o livro Superdeuses é uma boa referência para quem deseja conhecer a história dos super-heróis

Por Gustavo Vícola

São poucos os livros sobre quadrinhos escritos por roteiristas dessa área, e ainda mais raras as obras que ganham versão em português. Por esse motivo, Superdeuses, do escocês Grant Morrison (Arkham Asylum e All Star Superman), merece atenção. Publicada no Brasil pela Seoman, o selo de cultura pop da editora Pensamento, a obra apresenta uma análise aprofundada sobre os heróis e a publicação do gênero ao longo de seus 70 anos de existência.

Na obra, Morrison traça um paralelo entre a sociedade norte-americana de cada época e o surgimento das HQs de super-heróis. Desse modo, esclarece como alguns personagens, revistas e editoras tiveram sucesso enquanto outras, bastante semelhantes, não.

Entre os fatos abordados, há, por exemplo, a explicação de como a economia arruinada dos Estados Unidos na década de 1930 contribuiu para o surgimento do gênero e de que maneira a euforia pós-Guerra quase acabou com as publicações dos heróis nos anos 1990.

Segundo o editor Adílson Silva Ramachandra, a publicação do livro no Brasil foi motivada pelo crescimento de leitores que são apresentados aos super-heróis pelo cinema e chegam às HQs com pouco conhecimento sobre eles. "É um livro para os novatos conhecerem o universo dos super-heróis quanto para os fãs antigos aprofundarem-se no assunto", disse Ramachandra à Mundo. O material é enriquecido com detalhes autobiográficos do processo criativo e da vida de Morrison.


Logo que foi divulgada na internet, a capa da versão brasileira de Superdeuses foi alvo de muitas críticas - os fãs consideraram a arte muito pobre. Ramachandra explicou que não foi possível usar a imagem da obra original devido ao alto valor dos direitos autorais. "Não era a capa que desejamos no início, então tentamos criar uma alternativa".

Quem não se importar com a capa nacional pode ter uma bela surpresa com o conteúdo. A tradução do jornalista Érico Assis, do site Omelete, é muito fiel à obra de Morrison e vai além: devido a seu bom conhecimento de quadrinhos, o tradutor teve o cuidado de adaptar os nomes dos personagens conforme o padrão dos gibis brasileiros. Superdeuses está à venda nas livrarias, tem 500 páginas e custa R$ 59,90.

MUNDO DOS SUPER-HERÓIS #37 - Outubro de 2012 - Editora Europa.