sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

GRANDES SAGAS DO UNIVERSO MARVEL

Marvel Super Heroes Secret Wars 1-A
Comic Book by Marvel
May 1984
"The War Begins"

Antes eventos isolados, hoje as sagas são a principal arma das editoras para manter o interesse dos leitores

Por Jota Silvestre

Reuniões de super-heróis existem desde a aurora dos quadrinhos, com a formação da Sociedade da Justiça ainda na década de 1940. Porém, as sagas como conhecemos hoje tiveram origem na década de 1980, com Guerras Secretas, pela Marvel, e Crise nas Infinitas Terras, da DC.

Pelo menos um desses aspectos caracteriza uma saga: a união de heróis de diferentes núcleos, desdobramentos em vários títulos e mudanças na cronologia dos personagens. Há, é claro, o interesse comercial. Para acompanhar todos os desdobramentos de Guerra Civil (2006), por exemplo, o leitor americano precisou desembolsar mais de US$ 450 - sem contar reimpressões e encadernados.

No passado, os grandes arcos de história eram apresentados pelas editoras de super-heróis como eventos isolados ou para reiniciar seu universo. Nas últimas duas décadas, Marvel e DC parecem depender cada vez mais deles para prender os leitores, com uma saga levando à outra, e à outra, e à outra. A partir desta edição, a Mundo vai revisitar as grandes sagas dos quadrinhos, começando pela Marvel. Para começar, a primeira de todas: Guerras Secretas, uma série ainda hoje muito lembrada pelos leitores brasileiros e envolta em algumas polêmicas editoriais.

MUNDO DOS SUPER-HERÓIS #38 - Novembro de 2012 - Editora Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário