domingo, 8 de dezembro de 2013

PRIMEIROS PASSOS DO ARTISTA

O primeiro trabalho profissional de Ditko foi uma história curta de seis páginas chamada Paper Romance para a revista Daring Love 1, da Key Publications, lançada em setembro de 1953. Aos 26 anos, o jovem começava a realizar seu sonho.

Nos meses seguintes, outros trabalhos se seguiram, para diversas editoras, com histórias de cinco a dez páginas para revistas como Blazing Western, da Key, e Black Magic, da Prize Comics. A Prize era o selo de quadrinhos de Jack Kirby e Joe Simon, e Ditko trabalhou algum tempo no estúdio da famosa dupla, ajudando na produção das revistas da Prize e de outras editoras.

The Thing (1952) 12-A
Comic Book by Charlton
Feb 1954

Foi para a Charlton Comics que Ditko realizou a maior parte de seu trabalho no início dos anos 1950. Suas histórias curtas e capas apareceram em títulos como Racket Squad, The Thing, Crime and Justice, This Magazine is Haunted, Space Adventures, Strange Suspense Stories e From Here to Eternity. Seu estilo expressionista, com visuais fora do comum e humanos esquisitos, parecia encaixar-se bem nas tramas de suspense e terror. Da mesma forma, suas capas assustadoras convidavam os leitores a entrar em um mundo estranho e fantástico.

Black Magic (1953) 3-A
Comic Book by Prize
Nov 1953

Durante mais de um ano e meio, Ditko trabalhou quase que exclusivamente para a Charlton. Mas teve que fazer uma pausa forçada na carreira quando contraiu tuberculose e foi obrigado a volta à casa dos seus pais, em Johnstown, para se recuperar. Mais de um ano depois, já curado, o artista voltou à Nova York atrás de trabalho. Após desenhar algumas histórias sob o pseudônimo de J. Kotdi para a editora L. Miller & Son - uma HQ sobre o cavalo de um caubói, publicada na revista Rocky Lane's Black Jack -, o desenhista achou trabalho constante novamente na Charlton e numa outra editora, a pequena Atlas que, nos anos seguintes, viria a se chamar Marvel Comics.

Por Maurício Muniz

MUNDO DOS SUPER-HERÓIS #28 - Julho/Agosto de 2011 - Editora Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário