quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

DETALHES DA TRAMA


O Homem de Aço começa em Krypton, planeta natal de uma antiga raça que domina alta tecnologia. Após usarem os recursos naturais do planeta à exaustão, os kryptonianos abalaram a própria estrutura do planeta, que está próximo de explodir. Além disso, o planeta passa por uma guerra civil e o cientista Jor-El (Russell Crowe), ciente de que Krypton corre perigo, resolve enviar seu filho para à Terra, que já foi visitada por seu povo antes.

O pequeno Kal-El é especial: ele não foi criado por manipulação genética como todos os kryptonianos, é a primeira criança gerada por métodos naturais no planeta em milhares de anos. Jor-El tem um inimigo, o belicoso General Zod (Michael Shannon, um pouco careteiro e histriônico), que almeja dominar o planeta e destruir o conselho kryptoniano para impedir que continuem a abusar do planeta. Mas Zod também é a favor da eliminação de kryptonianos que considera inferiores, e após um confronto entre ele e Jor-El, o militar e seus seguidores são enviados a uma nave-prisão.

Porém, quando Krypton é inevitavelmente destruído, os controles automáticos da nave libertam os prisioneiros, e o grupo sai pelo espaço em busca do filho de seu inimigo e da matriz genética que acreditam estar com o menino e que poderia restaurar a linhagem dos kryptonianos. Todo o prólogo passado no planeta natal do herói é quase um filme dentro do filme, um épico de ficção científica e muita ação com cenários, equipamentos e animais fantásticos. É a primeira vez no cinema (e talvez mesmo nos quadrinhos) que Krypton é mostrado de maneira tão interessante e dinâmica. E a maior surpresa é a representação de Jor-El, que assume o papel do herói destemido que corre tremendos riscos para salvar seu filho e deter Zod.

Paralelo a isso, o bebê Kal-El chega à Terra e é encontrado pelos Kent, Jonathan (Kevin Costner) e Martha (Diane Lane), que decidem manter segredo sobre a origem do menino, batizado como Clark. À medida que cresce, Clark começa a notar que é dono de estranhos poderes e fica confuso sobre sua identidade. Os pais revelam que ele veio do espaço, e Clark, já adulto (Henry Cavill), resolve sair pelo mundo em uma jornada de autoconhecimento para entender sua origem e seus poderes.


Em suas viagens, realiza grandes feitos para ajudar pessoas em perigo e via ao Ártico quando descobre que uma possível nave alienígena foi encontrada sob o gelo pelos militares. A descoberta também é investigada pela jornalista Lois Lane (Amy Adams), que numa noite percebe um homem que anda sozinho pelas paisagens e o segue. Lois acaba testemunhando o primeiro contato de Clark com essa nave deixada pelos kryptonianos na Terra e é salva por ele quando entra em contato com o sistema de segurança do veículo.

A jornalista tenta publicar a reportagem sobre o estranho que a salva, mas não consegue dados suficientes para convencer seu editor Perry White (Laurence Fishburne). Obcecada pelo assunto, Lois continua suas pesquisas para descobrir o paradeiro e a história de seu misterioso salvador.

Após anos no espaço, Zod descobre que Kal-El está na Terra. Logo, o General e seus seguidores, entre os quais a cruel Faora, chegam ao nosso planeta e lançam um ultimato a todo o planeta, exigindo que Kal-El seja entregue a ele - há inclusive uma versão da mensagem em português - ou ele lançará um ataque de grandes proporções.


A essa altura, o rapaz já entrou em contato com um holograma de seu pai e descobriu tudo sobre sua herança e história pregressa. Ciente da tensão enfrentada pelo mundo frente à ameaça de Zod, Kal-El veste um traje kryptoniano de batalha e deixa-se prender pelo exército terrestre para mostrar que está do lado da humanidade. Os militares chegam à conclusão de que a melhor opção é que o rapaz se entregue a Zod.

Kal-El concorda e logo é aprisionado na nave do tirano, que tem sobre ele o efeito da famosa kryptonita, já que a atmosfera interna reproduz as condições de seu planeta natal, tirando seus poderes. Na nave, o herói finalmente descobre a verdadeira intenção de Zod, algo que poderá causar a extinção da humanidade. A partir daí, começa um confronto devastador do Homem de Aço contra os invasores kryptonianos.

Por Mauricio Muniz, 
com colaboração de 
Eduardo Marchiori e Gustavo Vicola

MUNDO DOS SUPER-HERÓIS #44 - Junho de 2013 - Editora Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário