domingo, 1 de dezembro de 2013

A HISTÓRIA SECRETA DA MARVEL COMICS

Fantastic Four (1961) 1-A
Comic Book by Marvel
Nov 1961

ANTES DO HOMEM-ARANHA USAR SUAS TEIAS, AS LENDAS DO MUNDO REAL DOS QUADRINHOS TRABALHAVAM EM SALAS APERTADAS, ENCARANDO DEMISSÕES EM MASSA, AMEAÇAS DE MORTE E O PREÇO AMARGO DA FAMA

Por Jim Arehart
e a equipe da Wizard

O homem de meia-idade entrou em sua pequena sala num edifício de Manhattan segurando uma pilha de contas saídas da caixa de correio e sentou em sua cadeira. O aquecedor assobiava ao seu lado, mas ele estava prestando tanta atenção nisso quanto no sanduíche intocado sobre a prancheta. Passando a mão pelos cabelos finos, fitava o bloco de anotações, sem saber direito o que fazer em seguida. E esse pensamento o deixou profundamente deprimido.

A pilha de contas pesava ainda mais sobre a situação financeira da empresa, que recentemente havia passado por uma crise, com seus concorrentes batendo de todos os lados. Ele havia sido encarregado de reverter esse quadro - mesmo que isso significasse imitar a concorrência - e não sabia se queria tomar parte nisso. Pela primeira vez na vida, sentiu que colocaria em risco uma carreira de 20 anos.

Finalmente, decidiu que não queria terminar dessa maneira. Então, deu voltas e mais voltas na sala apertada, bloco nas mãos, pensando: "O que poderia fazer para salvar meu emprego?"

Bem-vindo ao verão de infortúnios de Stan Lee em 1961.

Em novembro daquele ano, a solução que Lee encontrou foi lançar Fantastic Four 1 (a revista original do Quarteto Fantástico), segundo a visão do artista Jack Kirby. E desde então os quadrinhos nunca mais foram os mesmos.

As incríveis contribuições de Lee - como editor da Marvel durante três décadas, co-criador dos ícones da editora e roteirista de mais de mil edições - ajudaram a catapultar a "Casa de Ideias" para o topo da indústria, embora nem ele, nem seus desenhistas soubessem disso naquela época. A genialidade daquele novo universo veio de histórias que usavam heróis do mundo real com problemas reais e vivendo no mundo real - em Nova York, na maior parte das vezes.

Mas a Big Apple foi também o cenário para outras pessoas com um imenso poder, o de contar histórias fantásticas, de suspense, incríveis! Hoje eles são os gigantes da indústria dos quadrinhos - homens como Jack Kirby, Steve Ditko, John Romita -, mas naquele momento não passavam de desconhecidos lutando para sobreviver.

Portanto, prepare-se, fiel leitor! As lendas vivas estão aqui para recordar as origens da Marvel Comics. É hora de saber por que um simples poster do Homem-Aranha formou uma multidão na Avenida Madison, por que o FBI foi chamado para atender à primeira ameaça de morte feita à editora e por que Stan Lee costumava comer um sanduíche de queijo quente todo dia.

continua...

WIZARD BRASIL #20 - Maio de 2005 - Panini Comics.

Nenhum comentário:

Postar um comentário