domingo, 8 de dezembro de 2013

MUITO TRABALHO NA DC

Green Lantern Vol 1 #28
October, 1947

Nos dois anos seguintes, Toth fez várias histórias curtas para a Eastern e outras empresas. Logo começou a procurar trabalhos em várias editoras até que, em 1947, após formar-se em Arte e Ilustração Industrial, foi contratado como desenhista exclusivo da DC. Sua estreia na empresa foi a edição 37 de All-Star Comics, de outubro daquele ano, com os capítulos 4 e 5 de uma HQ da Sociedade da Justiça. No mesmo mês, também foi lançada a edição 28 da revista Green Lantern, que trazia a capa e 12 páginas de Toth na história Os Truques do Mestre dos Esportes.

Na DC e nas outras editoras de quadrinhos da época, era comum que os desenhistas fizessem dezenas de páginas por mês, nos mais diversos gêneros. Isso serviu de aprendizado para Toth e o trabalho para a DC lhe permitiu uma vida confortável, pois ganhava cerca de 30 dólares por página desenhada.

Flash Comics Vol 1 #102
December, 1948

Nos cinco anos em que trabalhou para a editora, Toth passou por inúmeros títulos. Além de ilustrar a Sociedade da Justiça e o Lanterna Verde, trabalhou em revistas de faroeste, como All-American Western, na qual desenhava aventuras do herói Johnny Thunder, e Dale Evans, sobre a mulher do famoso caubói Roy Rogers. Além disso ilustrou aventuras de astros caninos em Sensation Comics e Rex, the Wonder Dog; e histórias românticas em Romantic Marriage, Girls' Romances e Romance Trail. Toth ainda fez a história curta Barris do Crime para Flash 102, de dezembro de 1948, e participou da primeira edição da revista Mystery in Space, lançada em abril de 1951.

Por Maurício Muniz

MUNDO DOS SUPER-HERÓIS #26 - Abril/Maio de 2011 - Editora Europa.