domingo, 8 de dezembro de 2013

VINGADORES NAS HQS

Como cada herói se relaciona no supergrupo da Marvel

Por Eduardo Marchiori e Mauricio Muniz

O líder incontestável

Brilhante estrategista com vasta experiência em combate, o Capitão América (Steve Rogers) foi o herói que mais vezes liderou os Vingadores. Criado por Jack Kirby e Joe Simon em 1941, o Sentinela da Liberdade estreou em revista própria de grande sucesso durante a Segunda Guerra Mundial. Mas, com o fim do conflito, perdeu leitores e teve seu título cancelado. Só em 1964, quando os super-heróis da Marvel estavam a todo vapor, Kirby e Stan Lee trouxeram o personagem de volta para integrar os Vingadores.

The Avengers (1963) 4-A
Comic Book by Marvel
"Captain America Joins the Avengers"

Isso aconteceu em The Avengers 4, de maio de 1964. Durante uma missão no Atlântico Norte, a equipe formada por Homem de Ferro (Tony Stark), Thor, Gigante (Hank Pym) e Vespa (Janet Van Dyne) encontram o corpo recentemente descongelado de Rogers, que ficara em animação suspensa dentro de um bloco de gelo desde 1945. Em sua missão durante a guerra, o Capitão foi lançado no mar gelado enquanto tentava salvar o amigo Bucky. Os efeitos do soro do supersoldado impediram sua morte e o preservaram durante tantos anos. Perdido e deslocado no mundo moderno, o Capitão América logo se juntou aos Vingadores, tomando o lugar do Hulk, que abandonara o grupo um pouco antes. Logo em sua primeira aventura na equipe, o Capitão América salvou os outros membros de uma alienígena que os transformou em estátuas. Não demorou para que assumisse a liderança do grupo.

The Avengers (1963) 16-A
Comic Book by Marvel
May 1965
"The Old Order Changeth"

Após algumas edições, a formação dos Vingadores mudou. Thor e companhia afastaram-se da equipe por razões pessoais em The Avengers 16 (maio de 1965), e o Capitão América ganhou três novos parceiros: os irmãos mutantes Mercúrio (Pietro Maximoff) e Feiticeira Escarlate (Vanda Maximoff), além do encrenqueiro Gavião Arqueiro (Clint Barton). Os dois primeiros eram ex-membros do grupo radical Irmandade dos Mutantes, enquanto o último já enfrentara o Homem de Ferro e chegou a ser procurado pela polícia. Essa formação ficou conhecida pelo público como "os esquisitos do Capitão" ou até "a quadrilha do Capitão".

Civil War 1-B
Comic Book by Marvel
Jul 2006

O próprio Capitão América afastou-se dos Vingadores em algumas ocasiões ao longo das décadas seguintes, mas sempre voltou ao grupo. Uma de suas fases mais importantes na equipe ocorreu em 2007, durante a Guerra Civil, um conflito que dividiu os heróis do universo Marvel entre os que defendiam os planos do governo para criar um registro de todos os superseres e os que eram contra essa medida. O Capitão liderou uma equipe paralela de Vingadores, que lutava contra as ordens governamentais, até que foi preso pelas autoridades e, posteriormente, assassinado graças a um plano de seu velho inimigo, o Caveira Vermelha. Em memória de seu líder morto, os autodenominados Novos Vingadores continuaram a atuar contra o governo.

Quase dois anos depois, o Capitão América voltou à vida. Obviamente, ele não tinha morrido de verdade, apenas foi lançado em uma viagem no tempo através do tempo. Com o cancelamento dos planos para registrar os super-heróis, Steve Rogers mais uma vez uniu-se a seus companheiros e liderou uma equipe paralela dos Vingadores, que age em missões clandestinas. Nas primeiras aventuras, ele tinha dispensado seu clássico uniforme e combatia sem máscara. Mas, nas HQs publicadas nos Estados Unidos, retornou seu visual clássico.

The Ultimates (2002) 3-A
Comic Book by Marvel
May 2002
"21st Century Boy"

No universo Ultimate, uma realidade paralela em que os personagens da Marvel têm uma mitologia diferente, o Capitão foi encontrado pela SHIELD, após quase sessenta anos congelado. Ele se une ao grupo Os Supremos, que equivale aos Vingadores nesse universo. Sua postura, porém, é mais violenta que a do Capitão convencional, o que é apropriado, já que seu grupo é considerado uma unidade paramilitar.

MUNDO DOS SUPER-HERÓIS #33 - Maio de 2012 - Editora Europa.

Captain America (2013) 14-A
Comic Book by Marvel
Feb 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário