domingo, 29 de março de 2009

PROFESSOR X (Charles Francis Xavier)

Líder idealizador dos X-Men e um dos maiores telepatas da Terra, Charles Xavier manifestou seus poderes mentais ainda na infância. A partir daí, mergulhou nos estudos para entender a origem de suas habilidades especiais. Se formou em Biologia e Genética na Universidade de Oxford, onde conheceu Moira Mactaggert, com quem iniciou as pesquisas que levaram à descoberta do Gene X, a mutação no genoma humano que provoca os poderes dos mutantes. Nessa época, Moira e Xavier se apaixonaram, mas a relação não foi adiante.

Depois de formado, o telepata chegou a se alistar nas Forças Armadas e logo se desligou para viajar o mundo em busca de outros mutantes. No Cairo, conheceu o Rei das Sombras (Amahl Farouk), um mutante com poderes semelhantes aos seus, só que usados para o mal. Depois de vencer uma batalha contra Farouk, Xavier foi para Israel, onde conheceu Eric Magnus Lehnsherr, que mais tarde se transformaria em Magneto. Juntos os dois enfrentaram a organização terrorista HIDRA, mas o radicalismo de Magnus, que defendia uma dominação dos mutantes sobre os humanos, bateu de frente com a visão pacifica de Xavier. Isso fez com que os dois seguissem caminhos separados.

Numa viagem ao Tibet, Xavier encontrou o alienígena Lúcifer e, mais uma vez, colocou suas habilidades mentais à prova. Mas, dessa vez, a vitória custou a mobilidade de suas pernas, esmagadas por uma rocha.

De volta aos Estados Unidos, Xavier percebeu o crescente preconceito contra os mutantes. Era hora de agir. Com a herança de sua família, transformou sua antiga mansão no Instituto Xavier para jovens superdotados, na verdade uma escola para mutantes.

Entre os poderes do Professor X, está a capacidade de ler mentes, se comunicar telepaticamente, manipular ou apagar memórias e sensações. Além disso, pode controlar ações de pessoas aos seu redor, criar ilusões, induzir mentalmente a estados de dor, paralisia ou até inconsciência e projetar sua forma astral, um fantasma capaz de cobrir distâncias com a velocidade do pensamento.


Professor X

Fonte: Mundo dos Super-Heróis # 4 (Abril/Maio de 2007)


Nenhum comentário:

Postar um comentário