quinta-feira, 10 de março de 2011

ASTRO CITY, UMA HQ INOVADORA

Criador

Alex Ross

Por Maurício Muniz

Em 1995, após criar algumas páginas para DC Comics de um anual do Sandman da Era Dourada, Alex Ross se reuniu a Kurt Busiek em outro projeto. Expandindo a ideia usada em Marvels de mostrar de forma realista um mundo habitado por super-heróis, Busiek criou Astro City, uma cidade habitada por superseres, todos inspirados em personagens clássicos das HQs.
Lançada pelo selo Homage, da Wildstorm - na época um braço da Image Comics -, o diferencial da série era mostrar o lado humano e pouco visto das aventuras dos super-heróis. Os personagens principais de suas histórias poderiam tanto ser heróis que não têm tempo para aproveitar a vida como capangas que descobrem saber mais do que deveriam sobre a vida do crime. Ou ainda, repórteres cobrindo confrontos além de sua compreensão ou donas-de-casa que têm medo de sair à rua e dar de cara com um super-vilão.
Como os planos de Busiek eram de que a série fosse regular, Ross não poderia ilustrar as histórias devido ao tempo longo que leva para criar cada página. Assim, ele ficou responsável pela criação do visual dos inúmeros personagens que povoam Astro City e pelas impressionantes capas da série, enquanto o veterano Brent Anderson se encarregou dos interiores.
Astro City foi outro sucesso de crítica e de vendas e deu inúmeros prêmios a Ross e Busiek. Ainda é publicada no formato de minissérie e especiais regulares pela DC, atual proprietária da Wildstorm.

Kurt Busiek's Astro City (1995) 1-A
Comic Book by Image, Aug 1995

Kurt Busiek's Astro City (1995) 6-A
Comic Book by Image, Jan 1996

Kurt Busiek's Astro City (1996) 3-A
Comic Book by Homage Comics, Nov 1996

Astro City: Local Heroes 3-A
Comic Book by WildStorm, Aug 2003


FONTE:
MUNDO DOS SUPER-HERÓIS # 8
JANEIRO/FEVEREIRO 2008
pág. 47

Veja também:
ALEX, o grande
PRIMEIROS TRABALHOS COM HQs
TENTATIVAS E CANCELAMENTOS
MARVELS, O GRANDE SALTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário