domingo, 6 de março de 2011

PRIMEIRAS HQS

Um dos artistas mais completos das HQs, Joe Kubert desenhou todos os gêneros de gibis e ajudou a formar novas gerações de quadrinhistas

Por Maurício Muniz


O início da carreira de Kubert é um tanto confuso, pois o próprio desenhista já contou diferentes versões sobre qual foi seu primeiro trabalho. A história mais aceita é de que conseguiu uma vaga como aprendiz no estúdio MLJ e, após pouco tempo aprendendo como trabalhar com os profissionais de lá, recebeu a tarefa de realizar uma HQ curta do famoso personagem juvenil Archie.

Durante sua adolescência, Kubert frequentou a High School of Music and Art, de Manhattan, mas costumava faltar às aulas para visitar editoras e oferecer seus trabalhos. Graças à insistência, conseguiu alguns serviços. Um deles foi uma história de seis páginas para o super-herói Volton na revista Catman Comics 8, da extinta Holyoke Publishing, lançada em março de 1942. Com apenas 15 anos de idade e já capaz de desenhar e artefinalizar páginas por conta própria, o rapaz começou a chamar a atenção dos editores daquele mercado um tanto maluco na época, em que as revistas precisavam ser produzidas em tempo recorde. Kubert desenhou aventuras de Volton até a edição 11 e, para a mesma editora, ainda desenhou, nos meses seguintes, histórias curtas na revista Blue Beetle.

Fonte:
Mundo dos SUPER-HERÓIS # 20
janeiro/fevereiro de 2010
pág. 76

Nenhum comentário:

Postar um comentário