segunda-feira, 7 de março de 2011

Uma equipe diferente

Os Defensores nasceram da união de alguns dos mais poderosos - e imprevisíveis - heróis da Marvel. O resultado foi inovador

Por Jota Silvestre

Defenders (1972) 1-A
Comic Book by Marvel, Aug 1972

Eles são conhecidos por não manter base de operações ou formação fixas, pelas constantes brigas internas e pelo caráter antissocial de seus integrantes. Três dos quatro membros fundadores - Hulk, Namor e Surfista Prateado - já foram considerados inimigos da humanidade; a exceção é o Doutor Estranho, mais moderado e líder informal da equipe.
Mesmo com tudo para dar errado, os Defensores viraram sucesso imediato. Menos de um ano após estrear na revista Marvel Feature, em dezembro de 1971, o grupo ganhou título próprio que durou 152 edições. No Brasil, os Defensores estrearam pela Bloch em 1976, também em revista solo.
Na trama, antes de formar a equipe, alguns dos membros já haviam atuado juntos na revista The Sub-Mariner 22 (1970), quando Namor ajudou o Doutor Estranho a enfrentar o monstro Inominável. Já nos números 34 e 35 (1971), Namor, Hulk e Surfista Prateado impediram um teste nuclear da ONU. Esta história marca o primeiro embate entre aqueles que viriam a ser os Defensores e os poderosos Vingadores.
Em Defenders 4 (1973), o grupo ganhou uma nova integrante, tão poderosa e antissocial quanto os demais: a guerreira asgardiana Valquíria. Durante uma viagem interdimensional, os Defensores libertaram a jovem Barbara Norris do vilão Inominável e foram para no reino da bruxa Casiolena, que mantinha a feiticeira Encantor como prisioneira. Encantor transformou Barbara em Valquíria para ajudá-la a fugir e, no fim, a guerreira acompanhou os Defensores à Terra.
Nessa aventura, Encantor também transformou o vingador Cavaleiro Negro numa estátua de pedra. Esse fato foi o estopim do clássico confronto entre os Vingadores e os Defensores, que se estendeu por oito edições nos títulos mensais das duas equipes.

Marvel Feature (1971) 1-A
Comic Book by Marvel, Dec 1971

Sub-Mariner (1968) 22-A
Comic Book by Marvel, Feb 1970

Fonte:
Mundo dos SUPER-HERÓIS # 21
abril/maio de 2010
págs. 17 e 18