domingo, 6 de março de 2011

HEROÍNA DAS TREVAS

DOSSIÊ SUPER-HEROÍNAS

FÊNIX

Uma seleção das personagens peso-pesado com invulnerabilidade, superforça e muito mais


Quando se fala em mulheres superpoderosas, a Fênix ocupa o topo da lista. Afinal, ela já devorou um planeta inteiro, salvou o universo e ressuscitou várias vezes, fazendo juz ao seu nome. A Fênix, na verdade, é uma entidade alienígena que se apoderou do corpo da mutante Jean Grey, durante uma missão com seus companheiros X-Men.
Jean possui poderes telepáticos e telecinéticos que se manifestaram pela primeira vez aos 10 anos de idade. Quando fundou sua Escola para Jovens Superdotados, o Professor Charles Xavier convocou Jean como membro dos primeiros X-Men, ao lado de Ciclope, Anjo, Fera e Homem de Gelo. Jean assumiu o codinome de Garota Marvel.
Anos depois, quando voltava de uma missão no espaço, a nave dos X-Men foi atingida por uma tempestade energética. Criando escudos telecinéticos, Jean protegeu seus amigos, mas ficou exposta à Força Fênix, que assumiu seu corpo e colocou a verdadeira Jean em animação suspensa, dentro de um casulo. A entidade se uniu aos X-Men e se apropriou do nome Fênix. Seus poderes quase ilimitados foram se manifestando aos poucos, até que o vilão Mestre Mental conseguiu despertar o lado sombrio da entidade, levando-a a se transformar na Fênix Negra. Enlouquecida, Fênix consumiu um planeta e quase destruiu o universo. Mas a consciência absorvida de Jean Grey falou mais alto e fez com que a Fênix se suicidasse para não prejudicar mais ninguém.
Passados alguns anos, os Vingadores encontraram no fundo do oceano o casulo onde estava a verdadeira Jean Grey e ela voltou à ativa, reassumindo seu papel como Garota Marvel na recém-fundada equipe X-Factor, que fingia capturar mutantes perigosos para, na verdade, treiná-los no controle de seus poderes. De volta aos X-Men, Jean se casou com o Ciclope e, tempos depois, começou a manifestar os poderes da Fênix.

Garota Marvel

Após um distanciamento do casal, Scott se envolveu com Emma Frost, a Rainha Branca, que havia se aliado aos X-Men. Foi quando o mutante Xorn, disfarçado com o vilão Magneto, atacou Jean com um pulso eletromagnético, levando-a a morrer nos braços de Ciclope. Ao entrar em contato com a Força Fênix, a essência de Jean visualizou um possível futuro onde Scott se recusa a ficar com Emma e deixa de recriar os X-Men e o Instituto Xavier.
Para evitar que isso aconteça, Jean induz Scott telepaticamente para que ele aceite o amor de Emma, salvando assim o futuro. Mais uma vez, a Força Fênix se une à jovem e a ressuscita. Atualmente, Jean Grey é a Fênix Branca e vive em outro nível dimensional, conhecido com Sala Incandescente, onde busca colocar ordem no caos e equilibrar a realidade.

by Eduardo Marchiori

FÊNIX
Identidade: Jean Grey-Summers
Altura: 1,67 m
Peso: 50 Kg
Cabelos: Ruivos
Olhos: Verdes
Aliados: X-Men, X-Factor
Primeira aparição: Uncanny X-Men #1 (1963) como Garota Marvel e Uncanny X-Men #101 (1976) como Fênix Negra
Criadores: Stan Lee e Jack Kirby (Garota Marvel) e Chris Claremont e John Byrne (Fênix)

HQs imperdíveis:
1. A Saga da Fênix Negra - nos EUA Uncanny X-Men 129 a 137 (1980) e no Brasil Superaventuras Marvel 25 a 31 e Grandes Heróis Marvel 7 (Ed. Abril, 1984/85);

Uncanny X-Men 129 (1980)

2. A origem dos X-Factor - nos EUA Fantastic Four 286 / X-Factor 1 (1986) e no Brasil Grandes Heróis Marvel 30 (Ed. Abril, 1990);

Fantastic Four (1961) 286-A
Comic Book by Marvel, Jan 1986

3. Planeta X - nos EUA New X-Men 146-150 (de 2003 a 2004) e no Brasil X-Men 40 (Panini, 2005);

New X-Men (2001) 146-A
Comic Book by Marvel, Nov 2003

4. A derradeira Canção da Fênix - nos EUA Phoenix Endsong 1-5 (2005) e no Brasil X-Men Extra 58-60 (Panini, 2006)

X-Men: Phoenix - Endsong 1-A
Comic Book by Marvel, Mar 2005

FONTE:
MUNDO DOS SUPER-HERÓIS #19
novembro/dezembro de 2009
pág. 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário