domingo, 6 de dezembro de 2009

DENTES-DE-SABRE

(Victor Creed)

O inimigo mais antigo e odiado de Wolverine é um psicopata mercenário que usa seus poderes mutantes para matar, tanto por dinheiro quanto por prazer. Não se sabe ao certo quando a inimizade dos dois começou, mas é certo que eles agiram juntos na Equipe X, um grupo de guerrilheiros de elite que atuava em situações de extremo pergiro durante a Guerra Fria. Esse grupo foi escolhido como os primeiros soldados a a participar do Projeto Arma X, que implantou no esqueleto de Wolverine e memórias falsas tanto em Logan quanto em Victor. Por isso, memórias antigas de outros confrontos entre Dentes-de-Sabre e Wolverine são colocadas em dúvida, já que nunca ficou claro quais combates aconteceram de fato e quais foram e quais foram fruto das alterações de memória do projeto.
Anos depois, Victor se estabeleceu como mercenário super-humano, trabalhando para o criminoso internacional Forasteiro e para o manipulador Sr. Sinistro. Ele entrou em conflito com vários heróis, como Punho de Ferro, Homem-Aranha e Gata Negra. Foi apenas no arco de HQs Massacre de Mutantes, quando fez parte dos Carrascos do Sr. Sinistro, que a inimizade entre Dentes-de-Sabre e Wolverine voltou à tona. Desde então, os dois se enfrentaram regularmente, com violência cada vez maior.
Dentes-de-Sabre chegou a se aliar aos X-Men em diversas ocasiões, assim como ao X-Factor em sua fase como grupo governamental. Mas sua natureza animalesca sempre o levou a trair os heróis e continuar sua vida criminosa. Recentemente isso teve um fim, quando Dentes-de-Sabre foi decapitado por Logan, que usava a poderosa espada Murasama, capaz de anular o fator de cura de quem for atingido por ela. Se esse foi mesmo o fim dessa longa rivalidade, só o tempo dirá.
Dentes-de-Sabre apareceu pela primeira vez em Iron Fist 14, de 1977.

Por Antônio Santos (com ajuda de Claudio Murena e Eduardo Marchiori)

Iron Fist (Vol 1) 14-A Comic Book by Marvel, Aug 1977

Dentes-de-Sabre

FONTE: MUNDO DOS SUPER-HERÓIS # 16
- MAIO/JUNHO DE 2009

Um comentário:

  1. O Dentes de Sabre foi o melhor inimigo do Wolverine, tanto que nessas adaptações toscas e modernas da TV e filmes ele continua aparecendo :D

    ResponderExcluir