domingo, 6 de dezembro de 2009

MARVEL X DC

As histórias e bastidores de 10 crossovers entre os heróis das duas grandes editoras de quadrinhos

Em 1940, quando a National Comics e a All-American Publications juntaram seus super-heróis numa equipe mista e fundaram a Sociedade da Justiça, criou-se também o primeiro crossover - história que mistura personagens de diferentes editoras na mesma revista. Mas com a fusão entre as duas editoras, que deu origem à DC, o conceito se perdeu e nas décadas seguintes a empresa assumiu uma postura competitiva de comprar editoras menores e incorporar seus heróis.

Só nos anos 60, com a ascensão da Marvel, surgiu um novo universo de heróis e vilões capaz de rivalizar com a DC. Isso levou as duas editoras à uma acirrada disputa por roteiristas, desenhistas e, claro, público. Como toda rivalidade que se preze, a briga chamou a atenção dos leitores, que se dividiram em dois grupos apaixonados que só tiveram trégua em 1976, após o lançamento de um gibi especial que reuniu Superman e Homem-Aranha. A experiência foi tão bem sucedida que diversos crossovers apareceram durante os anos seguintes, com seu auge nos anos 90.

Atualmente, Marvel e DC cortaram relações e são mais concorrentes do que nunca. Mas ficou a lembrança dos encontros - caso desses 10 que selecionamos - que fascinaram os leitores desses dois universos tão fantásticos.

Superman x Homem-Aranha

FONTE: MUNDO DOS SUPER-HERÓIS # 15 - MARÇO/ABRIL DE 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário