sábado, 24 de outubro de 2009

SUPERMAN

O maior dos SUPER-HERÓIS

O surgimento do Superman é o marco zero dos quadrinhos de super-heróis. Os detalhes estão neste Dossiê de Aço

Até nos mais longínquos recantos do mundo é fácil encontrar quem conheça aquele famoso "S" vermelho dentro da insígnia em forma de diamante.
Faz tempo que a imagem do Superman ultrapassou os gibis - sua mídia de estreia - e caiu no inconsciente coletivo. Mesmo assim, ele continua firme e forte nos quadrinhos, onde sobreviveu à kryptonita, aos supervilões e às mudanças culturais. Prova disso, são os 55 momentos memoráveis mostrados nesta edição e que resumem os 71 anos de carreira do Homem de Aço.
O herói de Krypton foi criado por Jerome "Jerry" Siegel e Joseph "Joe" Shuster. Siegel era um garoto judeu de Cleveland que adorava ler gibis e pulps - em especial os trabalhos de Edgar Rice Burroughs (Tarzan e John Carter de Marte e Philip Wylie (Gladiador) - além das histórias do aventureiro Doc Savage. Em 1933, bolou a HQ de um vilão alienígena chamado Superman que fizera mal uso de seus poderes. No ano seguinte, reformulou o personagem, tornando-o agora um alienígena que chega à Terra para lutar pela justiça. Entusiasmado, Siegel correu à casa do parceiro, colega de escola e desenhista Shuster para explicar o que tinha em mente. Shuster então criou o famoso visual do herói.
Siegel e Shuster tiveram dificuldades para vender sua tira aos jornais. Mas Maxwell Charles Gaines - um dos fundadores dos modernos comics - via a história do Super com simpatia e a indicou para Harry Donelfeld e Jack Liebowitz, proprietários da National Periodicals (atual DC Comics). A história foi aprovada mas, como tinha sido feita para jornais, teve que ser adaptada para o formato de revista. Assim, com 13 páginas, Superman finalmente estreou em 1938 no primeiro número da revista Action Comics. Era o início da maior lenda dos quadrinhos americanos.


FONTE: MUNDO DOS SUPER-HERÓIS # 18 - SETEMBRO/OUTUBRO DE 2009

Veja também:
Jerry Siegel
Joe Shuster

Nenhum comentário:

Postar um comentário