sexta-feira, 23 de outubro de 2009

BILL SIENKIEWICZ

Quadrinhos expressionistas

Bill Sienkiewicz inovou as HQs nos anos 1980, mas teve uma carreira de altos e baixos nos últimos anos.
Saiba mais sobre sua espetacular arte

Por Maurício Muniz


No fim dos anos 1970, os leitores de quadrinhos conheceram um desenhista inovador e de nome um tanto complicado: Bill Sienkiewicz. Mas esse "nome artístico" é até fácil se comparado ao verdadeiro de Boleslav William Felix Robert Sienkiewicz, americano nascido no dia 3 de maio de 1958 na cidade de Blakely, uma localidade com pouco mais de 7.000 habitantes no Estado da Pennsylvania.
Descendente de um premiado romancista polonês chamado Henryk Sienkiewicz, Bill demonstrou talento para as artes. Por isso, para dar a ele a chance de desenvolver esta habilidade, a família se mudou para New Jersey quando o desenhista tinha cinco anos.
Na infância, Bill Sienkiewicz era gordinho e tímido, fatores que o levaram a se expressar por meio de desenhos e ilustrações. Sua influências eram os artistas que criavam suas revistas favoritas na época: Jack Kirby e seu trabalho lendário com o Quarteto Fantástico, e Curt Swan em sua longa passagem pelo Superman.
O ingresso na School of Fine and Industrial Arts de Newark foi um passo óbvio para alguém apaixonado por artes. Outro passo óbvio foi, após a formatura, buscar emprego para trabalhar com histórias em quadrinhos.
Foi o início de uma carreira que tornaria Sienkiewicz um dos grandes quadrinistas dos anos 80 com uma leva de seguidores.


FONTE: MUNDO DOS SUPER-HERÓIS # 15 - MARÇO/ABRIL 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário