quinta-feira, 22 de outubro de 2009

HAL JORDAN

Segundo e mais popular Lanterna Verde, surgiu na revista Showcase # 22, de 1959. A trama é a seguinte: quando a espaçonave do alienígena Abin Sur foi bombardeada pela radiação terrestre e caiu no sudoeste americano, ele ordenou que seu anel encontrasse alguém honesto e destemido para sucedê-lo como Lanterna Verde do setor espacial 2814. O piloto de testes Hal Jordan foi literalmente carregado pela energia verde até o local da queda, onde o moribundo Abin Sur transmitiu a ele o cargo e o alertou sobre a fraqueza do anel contra a cor amarela e necessidade de recarregá-lo a cada 24 horas.


Essa origem foi recontada na minissérie Amanhecer Esmeralda, de 1990, mas com poucas modificações: a nave de Abin Sur foi derrubada pelo robô Legião, que queria se vingar dos Guardiões do Universo, e Hal Jordan, apesar de continuar honesto e corajoso, era agora um homem atormentado pela morte do pai, também piloto, e com problemas com o álcool.
Depois disso, Jordan transformou-se no vilão Parallax em Crespúsculo Esmeralda (1994), sacrificou-se para salvar o sistema solar do Devorador de Sóis em A Noite Final (1996), teve sua alma unida ao Espectro em Dia do Julgamento (1999) e voltou a ser Lanterna Verde na minissérie Renascimento (2004). Como Lanterna Verde, Hal Jordan é um dos membros fundadores da Liga da Justiça.

Hal Jordan

Fonte: MUNDO DOS SUPER-HERÓIS # 10 (MAIO/JUNHO 2008)