segunda-feira, 18 de novembro de 2013

PRIMEIROS HERÓIS

Em 1981, Moore deu uma entrevista ao jornal da The Society of Comic Strip Ilustrators em que perguntaram sobre qual projeto ele gostaria de cuidar. Como resposta, ele citou Marvelman (Miracleman), um antigo herói muito popular na Inglaterra. Por coincidência, nessa época o editor Dez Skinn preparava-se para lançar a revista em quadrinhos Warrior e uma de suas intenções era relançar Marvelman, Skinn contatou Moore e convidou-o a participar do projeto.

Miracleman 1-A
Comic Book by Eclipse
Aug 1985

Lançada em março de 1982, a Warrior trazia duas séries criadas por Alan Moore. A primeira, Marvelman (Miracleman), desenhada por Garry Leach e Alan Davis, contava a história de como o jornalista fracassado Mick Moran redescobriu sua identidade de Marvelman e voltou à ativa para enfrentar antigos inimigos.

V For Vendetta 1-A
Comic Book by DC
Sep 1988

Já V de Vingança, desenhada por David Lloyd, era bem diferente e mostrava a Inglaterra como um Estado totalitário no qual apenas um homem misterioso se opunha à opressão. Moore usou a série para comentar tudo de errado que acreditava existir na Inglaterra do começo dos anos 80. O sucesso foi tremendo e, logo, vários editores passaram a oferecer serviços a Moore.

Marvel Super-Heroes (UK) Vol 1 #387
July, 1982

O próximo passo do roteirista foi com o Capitão Bretanha, herói da Marvel UK. A partir da edição 387 da revista Marvel Super-Heroes, datada de julho de 1982, Moore assumiu os roteiros e já revolucionou a vida do herói, matando o personagem para trazê-lo de volta à vida como novos rumos e vilões ensandecidos e assassinos. Ness período, Moore ainda escreveu algumas histórias ocasionais e muito elogiadas para as revistas Star Wars, Doctor Who e Epic Illustraded.

Epic Illustrated 34-A
Comic Book by Epic
Feb 1986

De olho na fama de Moore, em 1983 a revista 2000 AD aprovou duas propostas do escritor para séries regulares na revista: Skizz, desenhada por Jim Baikie, sobre um extraterrestre perdido na Terra; e D.R. & Quinch, ilustrada por Alan Davis, sobre dois arruaceiros espaciais que viviam divertidas aventuras através do tempo e do espaço.

Skizz (part 1) (Alan Moore - Jim Baikie)
2000 AD #308
March 19, 1983

Por Maurício Muniz

MUNDO DOS SUPER-HERÓIS # 4 - Abril/Maio de 2007 - Editora Europa Ltda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário