quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Em que carros de verdade o batmóvel já foi inspirado?

O carro mais legal dos quadrinhos e do cinema, sem dúvida, é o batmóvel, que surgiu em 1941. Desde então, nos gibis, teve seu design modificado inúmeras vezes. As marcas dos veículos raramente eram identificáveis, mas ele foi inspirado em rabos-de-peixe, Ferraris, Porsches e tanques de guerra.

O batmóvel possui parafernália eletrônica invejável. No painel há um terminal de onde o Homem-Morcego aciona o computador da batcaverna, um mecanismo que abre a entrada secreta do esconderijo e um sistema de mapeamento das ruas de Gotham City, para facilitar as caçadas noturnas. Seu chassi é de uma liga especial de titânio, a lataria é à prova de balas e há um miniarsenal de bombas de gás, um dispositivo na parte traseira que solta óleo, lançadores de ganchos etc. Pode chegar a 560 km/h.

Nas telas, o primeiro batmóvel famoso foi o do seriado de TV de 1966 (soltava fogo por uma turbina traseira e só parava com a ajuda de pára-quedas, lembra?). o carro, idealizado por George Barris, responsável também pelas recentes versões cinematográficas, foi construído em apenas três semanas, com base num Lincoln Futura. Pesava 3 toneladas!.

O modelo da série de TV de 1966


O bólido usado no filme de 1989


O “blindado” do novo Batman – O Cavaleiro das Trevas


Fonte: Coleção 100 Respostas - Super-Heróis (Mundo Estranho) 2004


Nenhum comentário:

Postar um comentário