segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Quando e onde surgiram a batcaverna e o batsinal?

Graças à sua imensa popularidade, Batman “saltou” várias vezes das páginas dos quadrinhos para outros meios de comunicação. Nesse vaivém, o que pouca gente sabe é que alguns símbolos mais famosos do personagem nasceram no cinema, para depois serem incorporados às histórias do herói nos gibis.

No seriado de estréia na telona, em 1943, no qual Batman era interpretado por Lewis Wilson e Robin por Douglas Croft; foram criadas a batcaverna e a entrada pelo relógio do bisavô de Bruce Wayne.


Seis anos depois, a dupla dinâmica ganhou outra série no cinema (ambas tiveram 15 capítulos de 15 minutos). Dessa vez, os protagonistas eram Robert Lowery (Batman) e John Duncan (Robin), e foi nesses episódios que surgiu nos céus de Gotham City o batsinal, uma das marcas inconfundíveis das aventuras do Morcegão.


Já a Batgirl, que muitos dizem ter “nascido” no seriado de TV de 1966, é oriunda dos quadrinhos mesmo. Sua primeira aparição foi em 1961. Na época, seu nome era Betty Kane, uma sobrinha da Bat-Mulher, que depois passou a lutar contra o mal com o codinome Labareda. Nos gibis, só em 1967 o traje da vigilante de Gotham City passou a ser usado por Barbara Gordon, esta sim uma personagem criada na versão televisiva.

Fonte: Coleção 100 Respostas - Super-Heróis (Mundo Estranho) 2004


Nenhum comentário:

Postar um comentário