domingo, 9 de maio de 2010

Dossiê LANTERNA VERDE

Toda a mitologia da Tropa dos Lanternas, desde a criação até os dias atuais


Apesar de ser um dos heróis mais conhecidos da DC - ao lado de Superman, Batman e Mulher-Maravilha -, só recentemente o Lanterna Verde ganhou o reconhecimento devido. Hoje, é um dos personagens mais importantes das HQs e vive uma fase de grandes sagas.

Para muitas pessoas, acostumadas com os episódios dos Superamigos, pode ser uma surpresa descobrir que a primeira versão do Lanterna Verde foi criada em 1940. Era Alan Scott, um herói de origem mística. Só em 1959 apareceu o popular Lanterna Verde Hal Jordan, imortalizado nos desenhos animados da Hanna-Barbera.

Na trama básica, o Lanterna Verde é o piloto de testes Hal Jordan, que se torna membro de uma força policial interplanetária após ganhar um anel capaz de criar objetos feitos de energia. Desde então, a mitologia do herói se tornou cada vez mais rica, com diversas raças alienígenas que fazem parte da Tropa, além dos seus inimigos e dos misteriosos Guardiões do Universo, os criadores do grupo. Com o passar dos anos, surgiram outros Lanternas terráqueos, como John Stewart, Guy Gardner e Kyle Rayner, e as HQs tomaram rumos bem diferentes: a Tropa deixou de existir, Hal Jordan se transformou em vilão...

Atualmente, graças ao trabalho do escritor Geoff Johns, a mitologia clássica dos Lanternas voltou e foi ampliada, com Tropas de cores diferentes que se enfrentam em um épico espacial. Grande sucesso de crítica e de público, essa fase elevou a Tropa dos Lanternas a um novo patamar entre os heróis da DC. Esse dossiê confirma essa grandeza.

Fonte:
Mundo dos SUPER-HERÓIS # 21
Abril/Maio de 2010
pág. 25

Nenhum comentário:

Postar um comentário