quinta-feira, 6 de maio de 2010

Sete Poemas Portugueses

3

Vagueio campos noturnos
Muros soturnos
paredes de solidão
sufocam minha canção

A canção repousa o braço
no meu sonho escasso:
firmam-se no coração
meu passo e minha canção

Me perco em campos noturnos
Rios noturnos
te afogam, desunião,
entre meus pés e a canção

E na relva diuturna
(que voz diurna
cresce cresce do chão?)
rola meu coração

4

Nada vos oferto
além destas mortes
de que me alimento

Caminhos não há
Mas os pés na grama
os inventarão

Aqui se inicia
uma viagem clara
para a encantação

Fonte, flor em fogo,
que é que nos espera
por detrás da noite?

Nada vos sovino:
com a minha incerteza
vos ilumino (1)

Ferreira Gullar

Fonte da imagem: Té la mà Maria - Reus

(1)

Os “Sete Poemas Portugueses” constituem a primeira parte de A Luta Corporal. A densidade e o artesanato da construção remetem o leitor a dois grandes poetas portugueses: Fernando Pessoa e Mário de Sá-Carneiro.


Fonte:

Literatura Comentada
Nova Cultural
1988
Seleção de textos, notas, estudos biográfico, histórico e crítico por:
Beth Brait

Págs. 28-29

Nenhum comentário:

Postar um comentário