domingo, 16 de maio de 2010

Primeiro herói

Surgido nos anos 1940, Alan Scott inaugurou a mitologia dos Lanternas Verdes


A estreia de Alan Scott aconteceu na edição 16 de All-American Comics, em 1940. Na trama, um meteoro esverdeado caiu na China milênios atrás e foi encontrado por um ferreiro, que a partir dele confeccionou uma lâmpada. Ao longo dos séculos, o artefato passou de mão em mão até chegar ao interno de um manicômio, que o converteu numa lanterna. Anos depois, o engenheiro Alan Scott segurava esta mesma lanterna quando sobreviveu milagrosamente a um acidente de trem.
O objeto influenciou Scott a confeccionar um anel com parte de sua estrutura. O poder do anel, alimentado pela força de vontade de seu portador, deveria ser usado para combater o mal e recarregado na lanterna a cada 24 horas. Entre esses poderes estavam a capacidade de voar, atravessar paredes e criar objetos de energia sólida.
A primeira missão de Scott foi encontrar um homem chamado Dekker, que provocou o acidente do trem ao mandar explodir a ponte que Scott construíra. Durante a luta, o herói descobriu a fraqueza do anel: a madeira. Depois de punir os malfeitores, Scott confeccionou um uniforme e jurou combater o crime com o nome de Lanterna Verde.
Alan Scott ajudou a fundar a primeira superequipe dos quadrinhos, a Sociedade da Justiça da América. Já em suas aventuras solo, o herói contava com a ajuda de um sidekick, o gorducho motorista Doiby Dickles. Nesta época, ele começou a trabalhar numa estação de rádio e, depois, virou presidente da empresa de comunicações Gotham Broadcasting.
Em 1951, numa referência à onda de caça aos comunistas nos Estados Unidos, os membros da Socidade da Justiça foram obrigados pelo Comitê de Atividades Antiamericanas do Congresso a revelar suas identidades civis. Em vez disso, preferiram se aposentar e dissolver o grupo.


Alan Scott e seus companheiros só voltariam aos quadrinhos em 1963, na chamada Era de Prata dos quadrinhos. O retorno da Sociedade da Justiça se deu quando o novo Flash (Barry Allen) descobriu a existência de uma Terra Parelela habitada pelos super-heróis do passado e inaugurou o conceito do multiverso. O surgimento de um novo Lanterna Verde (Hal Jordan) e o desenvolvimento de sua mitologia - baseada em ficção científica e na existência dos Guardiões do Universo - gerou um conflito com a origem mística dos poderes de Alan Scott. A explicação foi que, na aurora do universo, os Guardiões confinaram toda a magia exitente numa estrela; muito tempo depois, parte desta estrela chegou à Terra Paralela na forma do meteoro verde.
Alan Scott foi um dos heróis da Era de Ouro que sobre sobreviveram à Crise nas Infinitas Terras, o megaevento da DC que unificou o multiverso. Depois de permanecer preso numa espécie de limbo temporal, o Lanterna Verde e seus companheiros da Sociedade da Justiça passaram a habitar a única Terra restante. Em 1994, Scott e a Sociedade enfrentaram o vilão Extemporâneo na maxissérie Zero Hora e, na batalha, Átomo, Doutor Meia-Noite e Homem-Hora morreram, enquanto outros envelheceram à sua idade cronológica real.
Scott foi protegido do ataque de Extemporâneo por seu anel, mas ao ver seus amigos envelhecidos, abandonou o uniforme e entregou seu anel ao Lanterna Kyle Rayner. Anos depois, Scott notou que seu corpo absorveu parte da energia verde e não precisava do anel para manifestar seus poderes. Por um breve período, assumiu a identidade do herói Sentinela.
O primeiro Lanterna Verde das HQs continua na ativa como membro da nova Sociedade da Justiça e participou das principais sagas da DC nos últimos anos: Crise Final, Guerra dos Anéis e a atual A Noite mais Densa.
Alan Scott teve dois filhos com Rose Canton, a vilã Espinho: Jennie-Lynn Hayden e Todd Rice, que na adolescência se tornaram os heróis Jade e Manto Negro. fundadores da Corporação Infinito.



FICHA TÉCNICA

Criação: Bill Finger e Martin Nodell
Primeira aparição: All-American Comics #16 (julho de 1940)
Namoradas: Molly Mayne e Rose Canton
Principais inimigos: Vandal Savage, Mordru, Somolon Grundy e Arlequim
Altura: 1,82m
Peso: 91Kg
Olhos: azuis
Cabelos: loiros

Por Jota Silvestre

Fonte:
Mundo dos SUPER-HERÓIS # 21
Abril/Maio de 2010
págs. 28 e 29

Um comentário:

  1. No Dia mais Claro, Na Noite Mais Densa, O Mal Sucumbirá Ante A Minha Presença.

    Praticamente aprendi a ler nos quadrinhos, em meio ao empresta devolve, ainda consegui salvar uns.

    Pena que, ainda hoje, existam professores que desprezam a cultura que advém da leitura de HQs

    ResponderExcluir