terça-feira, 1 de novembro de 2011

O PODER DA FORÇA - DOSSIÊ



A cultura pop pode ser dividida entre antes e depois do verão de 1977, quando estreou Star Wars e o rumo do cinema foi redefinido


Em 2001, foi realizada uma pesquisa demográfica no Reino Unido para levantar dados socioeconômicos da população. Entre as informações recolhidas, uma espantou o governo e deve ter deixado muito feliz o cineasta George Lucas: ao serem questionadas sobre religião, mais de 390 mil pessoas declaram, sem hesitação, serem Jedi. Não importa se a surpreendente resposta foi fruto de uma piada em massa, uma forma de protesto ou uma representação verdadeira dos valores seguidos pelos entrevistados. O certo é que esse fenômeno da influência da saga Star Wars (ou Guerra nas Estrelas, como era chamada antigamente no Brasil) sobre a população mundial.

O primeiro Star Wars, lançado em 1977, teve bilheteria espetacular e tornou-se a produção mais lucrativa até então. Foi um dos precursores dos "blockbusters de férias", ajudando a consolidar o verão norte-americano como a temporada dos grandes lançamentos cinematográficos. Com o sucesso, Lucas ainda lançaria mais cinco produções que contam a luta dos Rebeldes contra o poderoso Império que almeja escravizar a galáxia. Uma trama extremamente simples e fascinante, verdadeiro suprassumo das sagas, que você encontra neste dossiê cheio de curiosidades de bastidores.

Fonte: Mundo dos Super-Heróis #29

Nenhum comentário:

Postar um comentário