quarta-feira, 9 de novembro de 2011

SAUDADES

What If? 22-A
Comic Book by Marvel, Aug 1980

Arriba, compadres! Revendo minhas revistas antigas, deparei-me com uma história excelente intitulada E Se... O Dr. Destino Fosse um Herói?. Ela saiu no Almanaque Premiere Marvel 4, da RGE (1982), só que a editora esqueceu de dar os créditos da história. Alguém aí sabe dizer quem são os criadores? A RGE também não dava créditos da edição original das aventuras que eram publicadas, só colocava as datas. Então, era fácil demais ficar perdido.

O que eu mais gostava nessa publicação (e na revista O Incrível Hulk, da Abril) eram as histórias de Rom, o Cavaleiro do Espaço. Ele estreou por aqui no Almanaque Premiere Marvel 2, com duas histórias inesquecíveis. Alguma previsão/possibilidade de um relançamento? Seria ótimo!

Rom Vol 1 #1
December, 1979

Nesse mesmo almanaque saíam deliciosas histórias como o Monarca das Estrelas, de Howard Chaykin; o Cavaleiro de Prata, de Doug Moench (é o Cavaleiro da Lua, mas nessa época era comum trocar o nome dos personagens); E Se... Outra Pessoa se Transformasse no Nova?, de Marv Wolfman. Alguém aí se lembra do Deus da Mata? Uma sugestão: um especial só com histórias clássicas ou novas da série O Que Aconteceria Se...?.

Marvel Premiere 32-A
Comic Book by Marvel, Oct 1976

Em Heróis da TV 4 (da Abril), em uma aventura do Mestre do Kung Fu, ele encontra-se com o Homem-Coisa. Só que o nome dele numa história da RGE é Monstro do Pântano!?! Já em outra com o Surfista Prateado, o Dr. Destino virou Dr. Maldição! O Homem de Gelo era o Geleira e o Ciclope era Cíclops... Que nostalgia! Bom, é isso! Um forte abraço!

Master of Kung Fu 19-A
Comic Book by Marvel, Aug 1974


Marcos Alexandre - por e-mail

Você desencavou essas do baú mais escondido que deve ter em casa, hein, Marcão? Hehe, brincadeiras à parte, esse material era bem legal, sim, e quem tem alguma dessas edições que você citou, com certeza guarda muito boas lembranças dessa época. Bem, pra não enrolar muito, os créditos da história que mostrava como seria se o soberano da Latvéria fosse herói são os seguintes: Donald Glut (roteiro), Fred Kida (desenhos) e Dave Simons (arte-final).

Quantos aos nomes diferentes entre uma editora e outra que você apontou, isso aconteceu bastante quando a Abril assumiu as revistas, corrigindo alguns nomes de personagens que tinham ficado estranhos ou que haviam sido traduzidos erroneamente, como foram os casos de Moon Knight (que chegou a ser chamado de Cavaleiro de Prata) e Iron Fist (Punho de Aço) quando tiveram suas histórias publicadas pela RGE. Só fazendo uma correçãozinha, o Homem-Coisa foi chamado de Coisa do Pântano.

Sua sugestão de republicação foi muito bacana e vamos estudar se existe a possibilidade disso acontecer. Sobre o Rom, não há como republicar suas histórias, pois a briga pelos direitos do personagem não permite que as aventuras dele sejam relançadas. Ufa! Fico por aqui! Até a próxima edição.

Fonte: Wizmania - Número 47 - Agosto de 2007
pág. 82

Nenhum comentário:

Postar um comentário