quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Dossiê Universo Ultimate

Ultimates (2002) 11-A
Comic Book by Marvel, Sep 2003

No final do milênio, a Marvel renovou seus personagens para os novos tempos. Uma década depois, os títulos Ultimate continuam em voga, com ideias criativas e polêmicas. Confira

Nova GÊNESE

Os bastidores da criação de um novo universo Marvel

Por Eduardo Marchiori

O universo Ultimate, ou Ultiverso, surgiu no final do ano 2000, quando Bill Jemas, presidente da Marvel na época, e o editor-chefe Joe Quesada decidiram reformular a mitologia da editora. A estratégia era atrair novos leitores, que até conheciam os personagens, mas pouco sabiam de sua extensa cronologia de quase 40 anos.

Quando a Marvel anunciou que a renovação começaria com um título extra do Homem-Aranha, os leitores logo rejeitaram a ideia nos fóruns da internet. Talvez por conta de tentativas similares que fracassaram (veja). A situação piorou quando surgiram duas notícias: uma que o responsável pelo projeto seria Brian Michael Bendis, roteirista novato das HQs do Demolidor, e outra que a revista teria o estranho nome de Ultimate Spider-Man - em português, algo como "Homem-Aranha Definitivo". Era muita pretensão da Marvel.

O primeiro número de Ultimate Spider-Man chegou às comic shops em 2000 com a origem do herói em nova roupagem. Diferente de Amazing Fantasy 15, revista de 1963 em que Stan Lee e Steve Ditko apresentaram a origem do Aranha em apenas 11 páginas, Bendis gastou 135 páginas (cinco edições) para concluir a história. Para se ter ideia, o herói só aparece de uniforme no terceiro número.

Ultimate Spider-Man (2000) 7-A
Comic Book by Marvel, May 2001

A fúria dos fãs durou pouco, pois Bendis surpreendeu a todos com a nova personalidade de Peter Parker: um jovem de 15 anos que falava como adolescente e tinha problemas típicos da idade. Nada de preocupação com contas a pagar, aluguel vencido ou remédios para a tia doente: os principais problemas do novo Peter eram garotas, as provas no colégio e os ataques de Flash Thompson e seus amigos brutamontes.

Para escrever o Aranha Ultimate, Bendis frequentou shoppings e parques, onde observou como os jovens falavam e se comportavam. Tudo para tornar seu Peter Parker mais verossímil. O desenhista Mark Bagley também seguiu essa linha e deu ao herói aracnídeo um visual mais para ginasta do que para fisiculturista. O corpo esguio realçou o aspecto aracnídeo do herói.

A edição de estreia do novo Homem-Aranha emplacou a 15a. colocação no ranking das revistas mais vendidas nos Estados Unidos, o que animou a Marvel a lançar novos títulos Ultimate. Em fevereiro de 2001, surgiu Ultimate X-Men, com nova versão dos famosos mutantes em roteiros de Mark Millar e arte de Andy Kubert. Em abril, a Marvel lançou Ultimate Team-Up, título em que testava a aceitação de outros heróis em versão Ultimate ao lado do Homem-Aranha.

Ultimate Spider-Man (2000) 2-A
Comic Book by Marvel, Dec 2000

Em Ultimate X-Men, a jovem Jean Grey recruta jovens mutantes sob as ordens de Charles Xavier, a fim de salvá-los do ataque dos Sentinelas. A primeira equipe de X-Men contava com Ciclope, Garota Marvel, Tempestade, Colossus e Fera. Ingressaram depois Homem de Gelo e Wolverine - enviando por Magneto para matar Xavier, mas que acabou simpatizando com os ideais do professor. Os uniformes dos heróis eram de couro preto, mais realistas e condizentes com a época. Foram inspirados no filme X-Men, dirigido por Bryan Singer em 2000.

Em pouco tempo, Ultimate Spider-Man e Ultimate X-Men figuravam entre os cinco títulos mais vendidos da editora e, com o Ultiverso consolidado, as portas se abriram para a inclusão de novos personagens. A novíssima versão dos Vingadores estreou em março de 2002 com o título The Ultimates (Os Supremos, na tradução brasileira) e se tornou fenômeno de vendas graças ao roteiro de Mark Millar, que explorou bem as controversas personalidades do grupo.

Ultimate X-Men (2000) 7-A
Comic Book by Marvel, Aug 2001

Ironicamente, o Quarteto Fantástico, os heróis que deram origem ao universo Marvel tradicional, foram os últimos a ganhar um título Ultimate. Ultimate Fantastic Four estreou apenas em fevereiro de 2004 e trouxe um Quarteto bem diferente do tradicional, com Reed Richards adolescente e superdotado. Em vez de estar ligado à corrida espacial, o acidente que criou o Quarteto Ultimate tinha relação com a Zona Negativa, chamada de Zona-N. A Mulher Invisível também ganhou participação mais ativa e passou a ser a bióloga do grupo.

Ultimate Fantastic Four 2-A
Comic Book by Marvel, Mar 2004

As revistas do Homem-Aranha, X-Men, Supremos e Quarteto Fantástico foram as responsáveis pelos fundamentos do universo Ultimate, embora a Marvel tenha lançado outros títulos não regulares e minisséries, como a recente do Homem de Ferro. Dez anos depois, o Ultiverso desenvolveu cronologia própria e mostrou que não veio para substituir o universo tradicional, mas acrescentar novos conceitos. Nada mau para uma ideia que começou tão criticada e parecia fadada ao fracasso antes mesmo da primeira edição.

Fonte: Mundo dos SUPER-HERÓIS 24 - novembro/dezembro de 2010
págs. 22-23

Nenhum comentário:

Postar um comentário