quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Mercado dominado

More Fun Comics Vol 1 #101
January, 1945

Após criar dois dos maiores heróis dos gibis, a DC deixou a concorrência bem para trás.

by Maurício Muniz

Superman voa longe

No início da década, Superman tornou-se o maior astro do mercado de quadrinhos norte-americano. Para dar conta da exigência de criar uma HQ por mês para a revista Action Comics e quatro para o título que levava o nome do personagem, o desenhista Joe Shuster precisou contratar uma série de assistentes.

Nada seria ser capaz de deter o personagem, nem mesmo seu maior inimigo, o cientista criminoso Lex Luthor, surgido em Action Comics 23 (abril de 1940). Neste mesmo ano, o herói foi levado para o rádio no programa As Aventuras de Superman, que se tornou o favorito de quase todas as crianças americanas - e de muitos adultos também.

No ano seguinte, a Paramount levou aos cinemas uma série de curtas-metragens de animação criados pelos estúdios de Max Fleischer, onde o herói enfrentava espiões, cientistas loucos, robôs e outros perigos. O sucesso no rádio e no cinema fez a circulação dos quadrinhos aumentar ainda mais, enquanto as tiras do herói começaram a ser publicadas por mais de 300 jornais ao redor do mundo diariamente.

A demanda pelo Homem de Aço era tão grande que decidiu-se criar uma versão adolescente do herói para fazê-lo ainda mais atraente para os jovens leitores. Assim, em janeiro de 1945, Superboy surgiu na revista More Fun Comics 101. Em seguida, as aventuras do jovem Clark Kent foram para a revista Adventure Comics, a partir da edição 103, e, alguns anos depois, em 1949, Superboy ganhou título próprio.

Adventure Comics (1938) 103-A
Comic Book by DC, Apr 1946

Em 1948, Superman também passou a conquistar as telas de cinema na pele de Kirk Alyn, num seriado produzido pela Columbia que - nem é preciso dizer - foi um sucesso enorme, gerando uma continuação.

Mundo dos Super-Heróis 23
Editora Europa
setembro/outubro 2010
pág. 16


Adventure Comics (2009) 12-A
Comic Book by DC, Aug 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário