segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

4. PRIMEIROS SUPERVILÕES

Action Comics 13 (1939)

No início, Superman não tinha inimigos espetaculares. Suas aventuras enfocavam a luta do herói contra as injustiças sociais daqueles anos da Grande Depressão, representadas por políticos, industriais e empresários corruptos. Porém, com a proximidade da Segunda Guerra, o herói passou a combater Stalin e Hitler e, aos poucos, surgiram os supervilões. O primeiro foi o Ultra-Humanita, que estreou em Action Comics 13 (1939). Na trama, ele era um cientista com a habilidade de transferir seu cérebro para qualquer corpo, seja de humanos ou animais.

Action Comics 23 (1940)

O famoso Lex Luthor apareceu em Action Comics 23 (1940), como um cientista megalomaníaco de cabelos ruivos. Meses depois, na tira do jornal, Luthor foi curiosamente desenhado calvo. Uma das teorias é de que o desenhista da tira confundiu o personagem com o Ultra-Humanita que era careca.

Em Action Comics 51, de 1942, apareceu o Galhofeiro, um criminoso brincalhão seguido pelo Homem dos Brinquedos em Action Comics 64, de 1943. Esses dois vilões, ao lado de Luthor, foram os principais inimigos do Superman nos anos 1940. Chegaram, inclusive, a unir forças contra seu inimigo comum.

Superman 30 (1944)

Outro grande inimigo daquela época foi o duende da Quinta Dimensão Sr. Mxyzptlk, que estreou em Superman 30 (1944). Ele tinha o poder de mudar a realidade e causar muitos problemas. A única forma de enviá-lo de volta a seu mundo era forçando-o a dizer seu nome ao contrário.

Mundo dos Super-Heróis 18
Editora Europa
setembro/outubro 2009
pág. 25

Nenhum comentário:

Postar um comentário