segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

ARTISTA COMPLETO


Alex Toth influenciou diversos autores de quadrinhos e criou alguns dos personagens mais famosos dos desenhos animados

Por Maurício Muniz

Com impecável domínio da narrativa sequencial e traços leves e fluidos, Alex Toth é considerado um dos melhores desenhistas da história das HQs. Não bastasse isso, também esteve envolvido na criação de famosos desenhos animados, como Jonny Quest e Space Ghost.

Oriundo de uma família de origem húngara, Alexander Toth - pronuncia-se "tôlss" - nasceu em 25 de junho de 1928, em Nova York. Na infância foi fascinado pelas tiras dos jornais, tornando-se fã de séries hoje consideradas clássicas, como Terry e os Piratas, de Milton Caniff; e Flash Gordon, de Alex Raymond. O estilo de desenho de Toth mais admirava era o de Noel Sickles, da tira Scorchy Smith, que influenciou bastante seu traço. Ao entrar na adolescência, já sabia o que queria fazer da vida: seria desenhista de tiras de jornais.

Por volta dos 13 anos, de tanto copiar desenhos de seus ídolos, Toth já havia aprendido bastante sobre essa arte. Quando um de seus professores notou esse talento, incentivou o garoto a estudar ilustração. Com isso, sua aptidão natural foi aprimorada o bastante para que, com apenas 16 anos, se tornasse profissional nos quadrinhos. Sua estreia ocorreu na revista Heroic Comics 32, da editora Eastern Color Printings, lançada em setembro de 1945. Para essa edição, Toth fez uma ilustração que acompanhava um conto e desenhou uma HQ curta de guerra. Porém, o sonho de trabalhar com tiras de jornais não se realizaria tão facilmente. Por volta dessa época, a indústria de tiras já não tinha a mesma força de antes e o espaço que os jornais dedicavam a elas tornou-se menor. Ainda não havia lugar para o jovem Toth naquele segmento.


Mundo dos Super-Heróis 26
Editora Europa
abril/maio 2011
pág. 13

Nenhum comentário:

Postar um comentário