quinta-feira, 5 de novembro de 2009

FASES DO HERÓI

A ESTREIA DO MUTANTE

Wolverine estreou como coadjuvante, mas logo conquistou a admiração dos leitores

Por Eduardo Marchiori

A primeira aparição de Wolverine ocorreu na revista The Incredible Hulk 181, de 1974. Na última página, o mutante interrompe um combate entre Hulk e o monstro Wendigo, criando o gancho para a edição seguinte. Na história, escrita por Len Wein com desenhos de Herb Trimpe, Wolverine é apresentado com o codinome Arma X e é contratado pelo governo canadense para conter a ameaça do Hulk antes que ele cause muitos estragos no país.
O herói de garras já vinha sendo pensado um ano antes. Roy Thomas, na época editor da Marvel, queria expandir o universo de personagens para outros países e pediu a Len Wein que criasse um herói canadense. O editor sugeriu apenas o nome: Wolverine.
Em suas pesquisas, Wein descobriu que, na vida real, wolverine é um animal pequeno, peludo, agressivo, com garras afiadas e que pode atacar animais com até dez vezes o seu tamanho - no Brasil ele é conhecido como carcaju.
Apesar de Herb Trimpe ter desenhado as duas edições, o visual do personagem foi idealizado por John Romita Sr. em conjunto com Len Wein. A ideia inicial é de que ele seria jovem e bem falante.


FONTE: MUNDO DOS SUPER-HERÓIS # 16 - MAIO/JUNHO DE 2009