domingo, 12 de fevereiro de 2012

Trama definitiva

DOSSIÊ STAR WARS
UMA NOVA ESPERANÇA - 1977


Após muito trabalho, Lucas tinha seu roteiro.

Após o fim da República, uma geração atrás, a galáxia encontra-se em poder do Império, uma ditadura comandada pelo poderoso Palpatine - que ainda não aparece e nem é citado nesse filme. A nave da Princesa Leia, enviada do planeta Alderaan, é perseguida por um destróier do Império comandado por Darth Vader, o braço direito do Imperador. E não é para menos: Leia é uma das líderes da rebelião e roubou os planos de construção da Estrela da Morte, uma estação espacial que é a arma mais poderosa já criada, capaz de destruir um planeta com uma única rajada de energia. Se os planos da Estrela da Morte caírem em mãos rebeldes, eles podem descobrir como neutralizá-la.

Leia é capturada, mas antes consegue instalar os planos da estação no androide R2-D2. Acompanhado do também androide C-3PO. R2 foge numa cápsula de emergência e chega ao planeta Tatooine. Lá, os dois são capturados pelos Jawas, traficantes de androides que os vendem para o fazendeiro Owen Lars. Lars é tio de Luke Skywalker, um jovem que sonha deixar seu árido planeta.Enquanto limpa R2-D2, Luke descobre a mensagem holográfica em que a princesa Leia pede ajuda ao General Obi-Wan Kenobi. Luke acha que o general citado pode ser Ben Kenobi, um eremita que mora no deserto.

Horas depois, Luke descobre que R2-D2 partiu sozinho em busca de Kenobi, para entregar a mensagem. Ao lado de C-3PO, Luke persegue R2, mas se defronta com o perigoso Povo da Areia. Luke é salvo pela aparição de Ben Kenobi e o velho conta que conheceu o pai de Luke, o ex-cavaleiro Jedi Anakin Skywalker, que foi atraiçoado e morto por Darth Vader. O velho presenteia Luke com o sabre de luz de seu pai e revela detalhes da Força, o maior poder que existe na galáxia. Ben oferece-se para treinar o rapaz como Jedi, mas este recusa pois afirma não poder abandonar seus tios Lars e Beru. Luke volta para casa e descobre que seus tios foram mortos por soldados do Império, que está atrás dos planos contidos em R2-D2.

Desolado, o jovem se une a Kenobi para entregarem os planos da Estrela da Morte aos rebeldes. Na cidade de Mos Eisley, a dupla e seus androides procuram uma nave espacial que possa levá-los a Alderaan. Contratam a Millennium Falcon, nave de Han Solo e seu copiloto Chewbacca, da raça Wookie, Solo é um sujeito durão e cínico, que deve dinheiro ao gângster Jabba the Hutt. Quando estão prestes a levantar voo, os heróis são cercados por forças do Império, que procuram os andróides. A Millennium Falcon é perseguida por naves imperiais, mas Han Solo salta para o hiperespaço para despistá-las.

Na Estrela da Morte, Leia é torturada para que confesse o paradeiro da armada rebelde, mas não o faz. O comandante da estação, o moff Tarkin, destrói todo o planeta Alderaan, para mostrar o poder da maior arma do Império. Quando Luke e companhia chegam às coordenadas onde Alderaan se encontrava, descobrem apenas destroços flutuantes. Mal têm tempo de se recuperar do choque quando um raio trator os atrai até a Estrela da Morte. A nave é colocada num hangar e revistada por soldados, mas os heróis esconde-se e não são feitos prisioneiros. Quando R2-D2 avisa que a Princesa é prisioneira ali, eles dividem suas forças: Ben Kenobi parte para tentar desligar o raio trator que impede a fuga da Millennium Falcon enquanto Luke e os outros vão resgatar Leia.

Após muito correria, as duas missões são realizadas, mas Darth Vader confronta Ben Kenobi e o mata - mas só seu corpo físico - após uma luta com sabres de luz. Luke, Han, Leia e os outros conseguem fugir da Estrela da Morte e, após uma batalha com caças do Império, chegam até as forças rebeldes. Os planos da Estrela da Morte são analisados e descobre-se que um tiro certeiro em um determinado ponto da estação pode destruí-la. Luke é voluntário para pilotar uma das naves, mas Han recusa ajudar pois diz que já cumpriu sua parte do acordo e está ali só pelo dinheiro.

A Estrela da Morte segue o sinal da Millennium Falcon e chega ao planeta onde os rebeldes se encontram. Os rebeldes partem em suas naves para atacar a fortaleza espacial, numa batalha contra os caças imperiais. Darth Vader junta-se à batalha e destrói vários caças rebeldes. Quando está prestes a atirar na nave de Luke, Han Solo e Chewbacca surgem na Millennium Falcon e lançam o caça de Vader para longe da batalha. Isso permite que Luke, com o auxílio da Força e do espírito de Ben Kenobi, atire o torpedo que destrói a Estrela da Morte, numa impressionante explosão. Ao final, Luke, Han e Chewbacca são recebidos como heróis pelas forças rebeldes e condecorados por Leia.

Mundo dos Super-Heróis - Número 29
setembro/outubro de 2011

pág. 29