domingo, 5 de fevereiro de 2012

Origem revisitada


Ultimate Spider-Man (2000) 1-B
Comic Book by Marvel, Oct 2000

No final do milênio, a Marvel renovou seus personagens para os novos tempos. Uma década depois, os títulos Ultimate continuam em voga, com ideias criativas e polêmicas. Confira

Aracnídeo MODERNIZADO

Centrado em problemas atuais e com linguagem mais dinâmica, o Aranha Ultimate originou um novo universo

Por Eduardo Marchiori

Além de atrair novos leitores, Joe Quesada, o editor-chefe da Marvel, acreditava que era necessário atualizar algumas teorias científicas, principalmente as que envolviam radioatividade. Nos anos 60, o leitor até acreditava que a radiação poderia ser fonte de poderes extraordinários, mas hoje é consenso que seus efeitos são bem diferentes. Além disso, é um contrassenso utilizar tais conceitos nas HQs de um personagem perito em ciências.

O primeiro arco da nova revista modernizou a origem do Aranha: numa excursão à indústria de produtos farmacêuticos do empresário Norman Osborn, o adolescente Peter Parker é picado por uma aranha alterada geneticamente com uma droga experimental chamada Oz, que Osborn vinha desenvolvendo secretamente para objetivos escusos.

Temendo um processo por conta do acidente, Osborn pagou as despesas hospitalares do rapaz. Os cientistas da Oscorp informaram que a droga mataria Parker em poucos dias, mas ela reagiu com o veneno da aranha e, pouco tempo depois, o jovem teve uma recuperação surpreendente e passou a apresentar habilidades semelhantes às do aracnídeo.


Ultimate Spider-Man (2000) 3-A
Comic Book by Marvel, Jan 2001

Sem saber que Osborn monitorava suas recém-adquiridas habilidades, o jovem mantém suas descobertas em segredo dos tios e dos colegas. Porém, começa a utilizar esse poderes para se exibir, principalmente para Mary Jane Watson, garota por quem Parker estava interessado. Primeiro, ele entra para o time de basquete do colégio, tirando a vaga de Flash Thompson na equipe. Em seguida, passa a reagir às provocações de Thompson e seus amigos. Ainda sem controlar a sua força. Parker quebra acidentalmente a mão do rival, gerando um processo para seus tios. É a primeira lição que o rapaz recebe sobre responsabilidade.

No Brasil, esse arco foi publicado nas revistas Marvel Século 21: Homem-Aranha 1 a 4 (Ed. Abril) e Marvel Millennium: Homem-Aranha 1 a 3 (Panini) de setembro de 2001 a março de 2002 e no encadernado Homem-Aranha - Poder e Responsabilidade (Panini) de julho de 2004.

Ultimate Spider-Man (2000) 4-A
Comic Book by Marvel, Feb 2001

Mundo dos Super-Heróis 24
Editora Europa
novembro/dezembro de 2010
pág. 24