domingo, 27 de fevereiro de 2011

Amadeus

CINEMATECA VEJA

AMADEUS


VENCEDOR DE 8 OSCAR E 4 GLOBO DE OURO
VENCEDOR DO CÉSAR DE MELHOR FILME ESTRANGEIRO


Abril Coleções


A CINEMATECA VEJA apresenta Amadeus, de Milos Forman, ganhador de oito Oscar, incluindo o prêmio de Melhor Filme. Num manicômio, o atormentado Salieri (F. Murray Abraham) recorda o período em que, compositor oficial da corte do imperador José II, na Áustria, teve seu talento eclipsado pelo gênio de Wolfgang Amadeus Mozart (Tom Hulce). Com atuações memoráveis, esta superprodução dosa entretenimento com a deslumbrante música do mestre austríaco.


  • Ficha Técnica
  • Título Original: Amadeus
  • Gênero: Drama
  • Tempo de Duração: 160 minutos
  • Ano de Lançamento (EUA): 1984
  • terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

    REINADO SOMBRIO 2

    REINADO SOMBRIO # 2 (FEVEREIRO/2010)
    R$ 7,95
    Panini Comics

    E HOUVE UM DIA, UM DIA COMO NENHUM OUTRO, EM QUE OS MAIORES HERÓIS DA TERRA SE VIRAM UNIDOS CONTRA A MESMA AMEAÇA, NAQUELE DIA, OS VINGADORES NASCERAM... PARA COMBATER OS INIMIGOS QUE NENHUM SUPER-HERÓI PODERIA ENFRENTAR SOZINHO!

    VINGADORES SOMBRIOS

    A RAÇA DE TRANSMORFOS ALIENÍGENAS CONHECIDOS COMO SKRULLS FRACASSOU EM SUA TENTATIVA DE INVASÃO DA TERRA. MAS CAUSOU ESTRAGOS.

    APÓS O CONFRONTO, TONY STARK LEVOU A CULPA PELA INVASÃO E FOI DESTITUÍDO DE SEUS PAPÉIS DE LÍDER DOS VINGADORES E DIRETOR DA AGORA EXTINTA SHIELD. NORMAN OSBORN, COMANDANTE DOS THUNDERBOLTS E OUTRORA O VILÃO DUENDE VERDE, ASCENDEU AO PODER E FOI NOMEADO PARA SUBSTITUÍ-LO.

    SECRETAMENTE, NORMAN VINHA SE ENCONTRANDO COM ALGUMAS DAS FIGURAS MAIS MALIGNAS DA ATUALIDADE, INCLUSIVE O DITADOR DA LATVÉRIA, O DR. DESTINO. EM PÚBLICO, NO ENTANTO, ELE É ACLAMADO COMO HERÓI. UMA COLETIVA MUNDIAL DE IMPRENSA É CONVOCADA, ANUNCIANDO A CHEGADA DE UMA EQUIPE INTEIRAMENTE NOVA DE VINGADORES... A EQUIPE DE NORMAN.

    O GRUPO É UM APANHADO DE FIGURAS CONTROVERSAS, QUE GANHARAM DE NORMAN A APARÊNCIA DE MUITOS VINGADORES FAMOSOS, GARANTINDO O SIGILO DE SUAS IDENTIDADES. O ASSASSINO MERCENÁRIO É AGORA O GAVIÃO ARQUEIRO; A CRIMINOSA REGENERADA ROCHA LUNAR É MISS MARVEL; O PERTURBADO FILHO DE WOLVERINE, DAKEN, AGORA USA O UNIFORME E O NOME DO PAI; VENOM FOI TRANSFORMADO NUM NOVO HOMEM-ARANHA; O GUERREIRO KREE MARVEL BOY ASSUMIU O MANTO DO CAPITÃO MARVEL. A ELES, JUNTARAM-SE OS VINGADORES ARES E SENTINELA.

    E NORMAN REVELA SUA NOVA IDENTIDADE... O PATRIOTA DE FERRO.

    Brian Michael Bendis - Roteiro
    Mike Deodato - Ilustrações
    Rain Beredo - Cores
    Tom Brevoort - Editor original
    Joe Quesada - Editor-chefe original
    Fernando Lopes/PF - Tradução
    Gisele Tavares - Letras
    Paulo França - Editor

    Dark Avengers 2-A
    Comic Book by Marvel, Apr 2009

    OUTRORA ELES ESTAVAM ENTRE OS PIORES EXEMPLOS DE VILANIA QUE A HUMANIDADE TINHA A OFERECER! AGORA, PORÉM, ALISTADOS PELO COMITÊ DE ATIVIDADES SUPER-HUMANAS, FORAM TRANSFORMADOS NUMA FORÇA DE JUSTIÇA SOCIAL! SÃO OS THUNDERBOLTS, AGENTES FEDERAIS INCUMBIDOS DE RASTREAR E CAPTURAR CRIMINOSOS SUPER-HUMANOS NÃO LICENCIADOS E NÃO REGISTRADOS DE COSTA A COSTA DO PAÍS!

    THUNDERBOLTS

    GRAÇAS À RESPOSTA DECISIVA DE NORMAN OSBORN E À SUA LIDERANÇA NÃO COMPROMETIDA. OS THUNDERBOLTS DESEMPRENHARAM UM PAPEL CHAVE NA BATALHA CONTRA OS INVASORES SKRULLS. AGORA, NORMAN FOI CHAMADO PARA SER RECOMPENSADO NA CAPITAL DO PAÍS, DEIXANDO SUA EQUIPE PARA TRÁS, A FIM DE QUE PUDESSEM CUIDAR DE SEUS FERIMENTOS FÍSICOS E PSICOLÓGICOS...

    DE VOLTA À MONTANHA DOS THUNDERBOLTS, O HOMEM RADIOATIVO SOUBE QUE FOI REPENTINAMENTE CHAMADO DE VOLTA À CHINA, ROCHA LUNAR DROGOU SUPLÍCIO E INTERNOU-O NUMA INSTALAÇÃO PSIQUIÁTRICA DE SEGURANÇA MÁXIMA, DEIXANDO O MERCENÁRIO LIVRE PARA PÔR EM PRÁTICA SUA ANSIADA VINGANÇA CONTRA A SOLITÁRIA SOPRANO, NORMAN ESTÁ LIMPANDO A CASA...


    PONDO A CASA ABAIXO
    PARTE 2 DE 2
    Burning Down the House, Part 2 of 2
    Andy Diggle - Roteiro
    Roberto de La Torre - Ilustrações
    Frank Martin & Giovanni Kosoki - Cores
    Bill Rosemann - Editor original
    Joe Quesada - Editor-chefe original
    Jotapê Martins/PF - Tradução
    Gisele Tavares - Letras
    Paulo França - Editor

    Thunderbolts 127-A
    Comic Book by Marvel, Feb 2009

    Andy Diggle - Roteiro
    Roberto de La Torre - Arte
    Frank Martin - Cores
    Bill Rosemann - Editor original
    Joe Quesada - Editor-chefe original
    Jotapê Martins/PF - Tradução
    Gisele Tavares - Letras
    Paulo França - Editor

    Thunderbolts 128-A
    Comic Book by Marvel, Mar 2009

    GUERREIROS
    SECRETOS

    A Invasão Secreta acabou. A SHIELD não existe mais.

    Há um homem que sabe que, neste novo mundo - um mundo mais sombrio -, os ideais em que ele acreditava e aos quais servia não passam de relíquias despedaçadas de uma geração perdida.

    Ele sabe que o governo de seu país não é mais confiável, nem o de qualquer outro país ou corporação. E não há mais heróis ou justiceiros dispostos a fazer o necessário - fazer o que for preciso pra endireitar as coisas.

    Ele sabe disso.

    Por isso, está colocando suas peças no lugar. Está reunindo os jogadores, e tem plena consciência do que está em jogo... Ele sabe que isso tem um preço e está disposto a pagá-lo.

    Nick Fury está de volta... e tem um plano.


    Brian Michael Bendis e Jonathan Hickman - Roteiro
    Stefano Caselli - Arte
    Daniele Rudoni - Cores
    Tom Brevoort - Editor original
    Joe Quesada - Editor-chefe original
    Paulo França/FL - Tradução
    Gisele Tavares - Letras
    Paulo França - Editor

    Guerreiros Secretos criados por BRIAN MICHAEL BENDIS & ALEX MALEEV

    Secret Warriors 1-A
    Comic Book by Marvel, Apr 2009

    NA PRÓXIMA EDIÇÃO:
    Thunderbolts: Osborn precisa "salvar" o presidente das garras do... Duende Verde?
    Os Vingadores Sombrios tentam uma nova tática para deter Morgana!
    Os Guerreiros Secretos enfrentam a Hidra.

    domingo, 20 de fevereiro de 2011

    NOVA TENTATIVA

    DOSSIÊ CAPITÃO AMÉRICA - ANOS 50

    Os anos 1950 foram marcados por um retorno do Capitão que não deu certo

    Por Antônio Santos

    Young Men 24
    1953


    Com o fim da revista do Capitão, a Atlas Comics expandiu suas publicações, que passaram a abranger uma grande variedade de gêneros, da ficção científica ao romance, passando pelo terror e pelas histórias de monstros, sua grande especialidade na época. Mas poucos anos após o fim de sua linha de super-heróis, em 1953 a Atlas decidiu tentar a sorte novamente nesse mercado. Assim, em Young Men 24, ressurgiram os três maiores heróis da editora: Namor, Tocha Humana e o Capitão América, ao lado de seu parceiro Bucky. Os novos tempos pediam novos desafios. Assim, saíram os nazistas e entraram os comunistas como os novos adversários dos heróis.

    FONTE:
    MUNDO DOS SUPER-HERÓIS # 17 - JULHO/AGOSTO 2009

    Pág. 28

    Veja também:
    ÚLTIMA EDIÇÃO

    domingo, 13 de fevereiro de 2011

    2. AMIGOS E FAMÍLIA

    DOSSIÊ SUPERMAN ANOS 1930/40

    Um início promissor

    Já nas primeiras edições, surgiram a rica mitologia e as polêmicas de bastidores

    Por Antônio Luiz Ribeiro

    Para contracenar com o Superman em Action Comics 1, Siegel e Shuster criaram a repórter Lois Lane e o editor George Taylor, ambos do jornal Estrela Diária. Lois amava o Homem de Aço mas, ironicamente, desprezava Kent, sem saber que os dois eram a mesma pessoa. A personagem foi inspirada em Lois Amster, colega de escola de Siegel. Mas sua aparência veio de Joanne Carter, a mulher contrada para servir de modelo para Shuster desenhar a personagem. Siegel casou com Joanne em 1948.
    Logo surgiram mais coadjuvantes. Como a presença de adolescentes nas HQs era moda na época, Action Comics 6 (1938) trouxe um office-boy sem nome que, ocasionalmente, participava das missões de Superman. Era o precursor do famoso Jimmy Olsen, que surgiria apenas em 15 de abril de 1940 no programa de rádio do Homem de Aço. Nos gibis, Olsen estreou em Superman 13 (1941). Com o tempo, o editor George Taylor desapareceu e foi substituído por Perry White em Superman 7 (1940). White não era um personagem novo. Meses antes, apareceu no programa de rádio. Naquela época, já era o editor durão e mal-humorado, mas com coração de ouro.
    Os pais do Superman tiveram uma origem curiosa. Do casal de fazendeiros que encontrou o foguete de Kal-El no Kansas, apenas a mãe tinha nome: Mary Kent, conforme mostrado numa HQ de 1939. Porém, em 1942, o casal foi chamado de Eben e Sarah, em um livro que contava a origem do herói. Depois, os nomes mudaram para Jonathan (1950) e Marthe (1951). Mais alguns anos, e finalmente surgiu o casal Jonathan e Martha Kent.
    Já os pais kryptonianos do Superman - Jor-El e Lara - surgiram em flashbacks e viagens no tempo. A estreia foi em 1939, numa tira de jornal. O pai era chamado de Jor-L e a mãe de Lora. Em 1942, foi acrescentada uma vogal ao nome do patriarca, que passou a se chamar Jor-El. Já Lora virou Lara.

    Superman 13 (1941)

    Superman 7 (1940)

    FONTE:
    MUNDO DOS SUPER-HERÓIS # 18
    SETEMBRO/OUTUBRO DE 2009
    Pág. 24


    Veja também:
    CRISE DE IDENTIDADE

    sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

    ÚLTIMA EDIÇÃO

    DOSSIÊ CAPITÃO AMÉRICA - ANOS 50

    Os anos 1950 foram marcados por um retorno do Capitão que não deu certo

    Por Antônio Santos

    Captain America Comics Vol 1 73
    July, 1949

    Década perdida

    A nova década marcou o fim de uma era. Em 1950 chegou às bancas Captain America Comics 75, revista com a última aventura do herói na Era de Ouro. Com a baixa popularidade das histórias de super-heróis após o fim da Segunda Guerra, a Timely decidiu encerrar todas as suas publicações do gênero. Marvel Mystery Comics e Sub-Mariner Comics, estreladas, respectivamente, por Tocha Humana e Namor, haviam sido canceladas no ano anterior. A última remanesecente era a revista do Capitão América, que ganhou uma sobrevida com o bizarro nome de Captain America's Weird Tales, em uma tentativa de entrar na onda dos quadrinhos de terror e suspense. O fim do gibi do Capitão América também marcou o fim da Timely, que passou a se chamar Atlas.

    Captain America's Weird Tales Vol 1 74
    October, 1949

    FONTE:
    MUNDO DOS SUPER-HERÓIS # 17 - JULHO/AGOSTO 2009

    Pág. 28

    Veja também:
    GALERIA DE VILÕES

    quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

    REINADO SOMBRIO ESPECIAL - A LISTA # 1

    SINOPSE:
    Norman Osborn se tornou a maior autoridade policial do planeta e comanda suas tropas com mão de ferro. Mas mesmo na clandestinidade, os heróis insistem em atrapalhar seus planos. Agora, ele decidiu se livrar definitivamente de todos os seus problemas. Um por um.


    REINADO SOMBRIO ESPECIAL - A LISTA # 1 (NOVEMBRO/2010)
    R$ 8,90
    108 páginas
    Panini Comics

    E houve um dia, um dia como nenhum outro, em que os maiores heróis da Terra se viram unidos contra a mesma ameaça. Naquele dia, os Vingadores nasceram, para combater os inimigos que nenhum super-herói poderia enfrentar sozinho!

    VINGADORES

    Os Vingadores estão foragidos! Até terem certeza de quem está do seu lado, o Homem-Aranha, Capitão América, Luke Cage, Wolverine, Ronin, Harpia, a Mulher-Maravilha e Miss Marvel estão usando o esconderijo do Capitão América no Brooklyn como refúgio. Coletivamente, eles tentam manter vivos os valores ligados ao nome dos Vingadores, ainda que estejam vivendo do lado errado da lei.

    Norman Osborn é o novo queridinho dos políticos e da mídia e diretor do MARTELO, a força-tarefa nacional mantenedora da paz, que possui seu próprio grupo de Vingadores.

    Depois que Norman enviou a gangue do Capuz num ataque surpresa contra os Novos Vingadores, Clint Barton - vulgo Gavião Arqueiro -, vulgo Ronin, procurou a imprensa e revelou que Norman era o pervertido Duende Verde...

    BRIAN MICHAEL BENDIS - ROTEIRO
    MARKO DJURDJEVIC - DESENHOS
    MARK MORALES - ARTE-FINAL
    MARTE GRACIA - CORES
    TOM BREVOORT - EDITOR ORIGINAL
    JOE QUESADA - EDITOR-CHEFE ORIGINAL
    RODRIGO BARROS/PF - TRADUÇÃO
    DONIZETI AMORIM - LETRAS
    PAULO FRANÇA - EDITOR


    Dark Reign: The List - Avengers 1-A
    Comic Book by Marvel, Nov 2009


    JUSTICEIRO

    Num dia de sol no Central Park, a família de Frank Castle foi morta por uma chuva de balas da Máfia. Daquele dia em diante, Castle renasceu como o Justiceiro, um vigilante incansável dedicado a uma coisa: mandar homens maus para os seus túmulos. Essa é a guerra de Frank... e na guerra não existem regras.
    Durante o último ano, Frank assumiu a missão de derrubar a ordem corrupta de Norman Osborn, autoproclamado herói da Guerra Skrull, comandanta da agência MARTELO e o homem mais poderoso do mundo.
    Após fracassar numa tentativa de assassinar Osborn, o Justiceiro entrou na lista negra dele, e durante meses os dois homens tentaram levar a melhor contra o outro. Frank encontrou ajuda na forma de Henry, um jovem punk skatista e hacker com seus próprios motivos para querer acabar com o domínio fascista que Osborn exerce sobre o mundo.
    Osborn, por sua vez, solicitou o auxílio do Capuz e dos supercriminosos de Nova York para caçar Frank e Henry.
    Os dois mal sobreviveram ao massacre, mas estão separados e enfraquecidos, e o momento de Osborn atacar é agora.

    UMA BOA MENTIRA

    RICK REMENDER - ROTEIRO
    JOHN ROMITA JR. - DESENHOS
    KLAUS JANSON - ARTE-FINAL
    DEAN WHITE - CORES
    ALEX ALONSO - EDITOR ORIGINAL
    JOE QUESADA - EDITOR-CHEFE ORIGINAL
    RODRIGO BARROS/PF - TRADUÇÃO
    DONIZETI AMORIM - LETRAS
    PAULO FRANÇA - EDITOR


    Dark Reign: The List - Punisher 1-A
    Comic Book by Marvel, Dec 2009

    DEMOLIDOR

    Durante séculos, enigmática organização conhecida como Tentáculo vem sendo um poderoso agente sombrio do submundo. Usando seu amplo domínio para controlar o crime organizado além dos limites internacionais, a ordem usa seu bando de assassinos energizados místicamente para expandir sua base de poder.
    Recentemente, o Tentáculo começou sua busca por um novo líder. Matt Murdock, o advogado cego da Cozinha do Inferno também conhecido como Demolidor, era sua principal escolha. Apesar de Murdock ter confrontado o Tentáculo no passado - e aparentemente ser um candidato improvável para assumir a liderança da organização - a seita cobiçava a habilidade e a resistência de Murdock. Porém, Matt rejeitou a oferta, até a organização passar para o candidato seguinte: Wilson Fisk, o Rei do Crime.
    Murdock sabia que não podia permitir que um psicopata como Fisk assumisse o controle do grupo. As consequências seriam desastrosas. Ele concordou em assumir o controle da organização, acreditando que poderia promover mudanças internamente...

    REINADO SOMBRIO - A LISTA
    DEMOLIDOR
    O HOMEM SEM MEDO!

    DEMOLIDOR X MERCENÁRIO

    ANDY DIGGLE - ROTEIRO
    MATT BANNING - ARTE-FINAL
    BILLY TAN - DESENHOS
    JUSTIN PONSOR - CORES
    WARREN SIMONS - EDITOR ORIGINAL
    JOE QUESADA - EDITOR-CHEFE ORIGINAL
    RODRIGO BARROS/PF - TRADUÇÃO
    DONIZETI AMORIM - LETRAS
    PAULO FRANÇA - EDITOR


    Dark Reign: The List - Daredevil 1-A
    Comic Book by Marvel, Nov 2009

    GUERREIROS
    SECRETOS

    Três meses atrás, quando Norman Osborn dissolveu a SHIELD, 1200 agentes rejeitaram sua transferência automática para o MARTELO. Eles não permitiram que suas vidas fossem moldadas por eventos além de seu controle.
    Agora, ao lado de Nick Fury, Dum Dum Dungan está mobilizando um exército desses ex-agentes da SHIELD sob a bandeira do Comando Selvagem.
    Após uma missão de reconhecimento com o agente ciborgue John Garrett, Fury descobriu que o funcionário federal Seth Waters não é o patriota que alega. Ele representa um perigo tanto para o MARTELO quanto para o Comando Selvagem.
    Sem nenhuma outra alternativa, Fury sabe que deve chegar a Waters para neutralizar a ameaça ao Comando e descobrir para quem Waters trabalha. Isso significa fazer o impensável: colaborar com Osborn.
    A guerra exige grandes sacrifícios. Sangue. Vida. Princípios. Sangue e vida são oferendas fáceis. Princípios são extremamente difíceis.

    JONATHAN HICKMAN - ROTEIRO
    ED McGUINNESS - DESENHOS
    TOM PALMER - ARTE-FINAL
    CHRIS SOTOMAYOR - CORES
    TOM BREVOORT - EDITOR ORIGINAL
    JOE QUESADA - EDITOR-CHEFE ORIGINAL
    RODRIGO BARROS/PF - TRADUÇÃO
    DONIZETI AMORIM - LETRAS
    PAULO FRANÇA - EDITOR

    Dark Reign: The List - Secret Warriors 1-A
    Comic Book by Marvel, Dec 2009


    NA PRÓXIMA EDIÇÃO:

    Homem-Aranha: marcado para morrer!
    Os X-Men e Namor enfrentam uma terrível arma criada por Norman Osborn!

    Wolverine, Fantomex e Marvel Boy invadem as instalações do programa Arma Extra!
    Hulk: Skaar e Banner vs Miss Marvel e Victoria Hand.

    X-Men: First Class - Official Trailer

    terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

    Sonho de virar desenhista

    Primeiros passos

    Jack Kirby não teve um início de carreira dos mais fáceis. Mesmo assim, logo se destacou no mercado de gibis

    Por Maurício Muniz


    Filho de um casal de imigrantes judeus vindos da Áustria, o menino Jacob Kurtzberg (nome real de Kirby) nasceu em 28 de agosto de 1917 em Nova York. Durante a infância e adolescência, Jacob morou no baixo East Side, um bairro pobre e barra-pesada.
    Para escapar da dura realidade à sua volta e das constantes brigas com gangues da região - que, anos mais tarde, inspirariam as cenas de ação que criou para o Capitão América e tantas outras HQs -, o garoto passou a se interessar por algumas das fontes de diversão mais baratas da época: os pulps e as tiras de jornais com quadrinhos.
    Como sempre gostou de desenhar, Jacob passou a copiar trabalhos de seus ídolos Alex Raymond (Flash Gordon), Hal Foster (Príncipe Valente) e Milton Canniff (Terry e os Piratas). Em 1932, entrou para um clube de jovens e começou a desenhar uma série em quadrinhos chamada Kurtzberg Konceptions, publicada no jornal mimeografado da entidade. Com o tempo, seu trabalho alcançou um nível quase profissional e o rapaz achou que era a hora de procurar emprego como desenhista.

    Jack Kirby


    Fonte: Mundo dos Super-Heróis - Número 25 - Janeiro/fevereiro de 2011
    pág. 24

    WOLVERINE 75

    Publicado em: fevereiro de 2011

    segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

    LADY LETAL

    (Yuriko Oyama)

    Filha do cientista renegado Kenji Oyama - também conhecido como Lorde Vento Negro, um terrorista que defendia a superioridade do Japão sobre todos os outros países -, Yuriko Oyama se recusou a participar dos esquemas terroristas do pai. Quando jovem, ela lutou ao lado do Demolidor para derrotar seu pai e libertar seu grande amor (um servo chamado Kiro) da obrigação de servir ao Lorde Vento Negro. Mas quando Yuriko matou seu pai, Kiro preferiu se matar. Isso levou Yuriko à insanidade e fez com que ela, enfim, abraçasse os ideais de seu pai.
    Na tentativa de recuperar o processo criado pelo seu pai, capaz de ligar adamantium aos ossos humanos, Yuriko decidiu eliminar Wolverine para estudar seu corpo. Após ser derrotada pelo herói, entrou em contato com Espiral, uma guerreira do Mojoverso que recriou Yuriko como uma ciborgue com ossos e garras de adamantium. Ela se tornou uma combatente capaz de enfrentar Wolverine de igual para igual, o que resultou numa série de conflitos ao longo dos anos.
    Lady Letal segue um distorcido código de honra e até se recusou a matar Wolverine quando teve chance: no período que o adamantium foi retirado do corpo do herói. Segundo o código de Yuriko, isso tornava o oponente inferior e, portanto, indigno de ser eliminado. Yuriko foi dada como morta recentemente, após um confronto com X-23, a filha/clone de Wolverine. Mas como já sobreviveu a danos maiores, é improvável que Lady Letal tenha sido realmente eliminada. Yuriko Hashida apareceu pela primeira vez em Daredevil 197, de 1983.

    Lady Letal

    Daredevil (Vol 1) 197-A
    Comic Book by Marvel, Aug 1983

    FONTE:
    MUNDO DOS SUPER-HERÓIS # 16
    MAIO/JUNHO DE 2009
    Pág. 34


    Veja também:
    MAGNETO

    quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

    Thor - Trailer (OFFICIAL)

    VIGIA

    Uatu e o Quarteto Fantástico

    Fantastic Four vol.1 número 13, de 1963

    Membro de uma raça alienígena ancestral e que mantém uma política de observar sem interferir nos acontecimentos do universo, o personagem foi criado pela dupla Lee-Kirby em Fantastic Four vol.1 número 13, de 1963. Sua origem foi contada pela primeira vez na revista Tales of Suspense 53 (1964) pelos irmãos Stan Lee e Larry Lieber, e recontada anos depois em Silver Surfer vol. 1 número 1, agora com arte de Gene Colan. Na história, Uatu, verdadeiro nome do Vigia, fazia parte de um grupo que acreditava ter a obrigação de usar a avançada tecnologia de sua raça para ajudar outros planetas a se desenvolverem. Na companhia de seu pai e do ancião Emnu, ele entrega a energia atômica aos habitantes do planeta Prosilicus e, inadvertidamente, acaba provocando sua destruição. A partir deste evento, eles fazem um voto solene de não-intervenção. O Vigia acabou por ganhar papel importante no Universo Marvel como narrador das histórias alternativas da série What If...? (O que aconteceria se...?).

    Tales of Suspense (Vol 1) 53-A
    Comic Book by Marvel, May 1964

    Fonte:
    Mundo dos SUPER-HERÓIS # 15
    março/abril de 2009
    pág. 22

    NAMOR. O SENHOR DOS MARES

    Por Maurício Muniz


    Uma das primeiras providências de Lee foi trazer de volta Namor, o Príncipe Submarino, desaparecido dos quadrinhos desde a metade da década de 50. Criado pelo roteirista e desenhista Bill Everett em 1939 - autoproclamado inimigo da humanidade -, Namor enfrentou por diversas vezes o Tocha Humana original (uma versão anterior ao membro do Quarteto Fantástico) e até tornou-se seu aliado contra os nazistas e os japoneses durante a Segunda Guerra Mundial.
    Ciente do potencial do personagem e de que já era conhecido pelos leitores, Lee o "ressuscitou" na quarta edição do Quarteto Fantástico, de maio de 1962. Após ser encontrado pelo novo Tocha e recobrar sua memória há muito perdida, o herói dos mares apaixonou-se por Sue Storm e passou a lutar contra o Quarteto e outros heróis em várias ocasiões. Em 1968, o herói ganhou um título que durou apenas alguns anos, mas ao longo das décadas seguintes surgiu diversas vezes em outras tentativas de revistas solo ou em grandes sagas da Marvel.

    Sub-Mariner (Vol 2) 1-A
    Comic Book by Marvel, May 1968


    Fonte:
    MUNDO DOS SUPER-HERÓIS # 14
    JANEIRO/FEVEREIRO 2009
    Pág. 27



    Veja também:
    UM QUARTETO - E UM UNIVERSO - FANTÁSTICO

    O Apanhador de Desperdícios


    Uso a palavra para compor meus silêncios.
    Não gosto das palavras
    fatigadas de informar.
    Dou mais respeito
    às que vivem de barriga no chão
    tipo água, pedra, sapo.
    Entendo bem o sotaque das águas.
    Dou respeito às coisas desimportantes e aos seres desimportantes.
    Prezo insetos mais que aviões.
    Prezo a velocidade
    das tartarugas mais que a dos mísseis.
    Tenho em mim esse atraso de nascença.
    Eu fui aparelhado
    para gostar de passarinhos.
    Tenho abundância de ser feliz por isso.
    Meu quintal é maior do que o mundo.
    Sou um apanhador de desperdícios:
    Amo os restos,
    como as boas moscas.
    Queria que a minha voz tivesse um formato de canto.
    Porque eu não sou da informática:
    eu sou da invencionática.
    Só uso a palavra para compor meus silêncios.

    Manoel de Barros
    In:"Memórias Inventadas"


    quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

    Hora de dar alguns saltos!

    Em 2011, damos as boas-vindas à Lebre de Metal, o animal regente do ano. Depois de um ano regido pelo tempestuoso e dramático Tigre, a Lebre resolve nos trazer um pouco mais de loucura. E então? Como vai a sua loucura?
    Algumas pessoas ficam muito ofendidas quando têm sua sanidade questionada. Não vejo porque tanta crise. De lebre e de louco, todos nós temos um pouco. A loucura pode ser encarada apenas como um ponto de vista. Se começarmos a ver as coisas de maneira diferente, podemos nos surpreender ao compreender muitos comportamentos.
    Este é o ano de ousar mais. 2010 já veio com a energia da ousadia, mas num nível diferente. O Tigre pode ousar. Ele é grande e pode engolir sua cabeça. Sob a influência dele, todo nos sentimos mais capazes de ousar sem medo. Mas em 2011, teremos que ousar de uma outra maneira. A Lebre é pequena, mas ágil. E é uma criaturinha muito peculiar, como você vai ver no decorrer dessa revista. Sua visão do mundo torna tudo muito mais divertido e leve. É hora de tentar acompanhar o ritmo dela e nos libertar das convenções sociais.
    É hora de usar a roupa que você sempre quis, sem se preocupar com o que os outros vão pensar. É hora de comprar aquele carro, mudar para aquela casa, fazer aquela viagem. É hora de ver como você é quando faz uma coisa meio louca.
    Talvez este seja o ano em que você finalmente se descubra.

    Eddie Van Feu

    Fonte da imagem: Té la mà Maria - Reus

    fonte: Astrologia Chinesa 2011 Editora Modus

    Ano Novo Chinês

    começa nesta quarta (2) e traz festa a São Paulo


    O Ano Novo Chinês tem início à meia-noite desta quarta-feira (2), mas Avenida Paulista vai comemorar a virada às 14h, no mesmo horário das festas na China. A mudança de ano será marcada por apresentações de artes marciais, de música chinesa e das tradicionais danças do Dragão e do Leão.
    Em São Paulo, o início do Festival da Primavera, como também é chamado o Ano Novo, acontece às 12h no vão livre do MASP. Até as 15h, haverá exposições de ideogramas, distribuição de enfeites chineses, mensagens de prosperidade e do tradicional Hong pao (envelope vermelho), que é de costume chinês ser entregue com dinheiro a pessoas queridas em comemorações especiais. À noite, a bateria da Escola Gaviões da Fiel encerrará as atividades na Assembléia Legislativa.



    Já na China as comemorações duram até duas semanas, período em que os chineses resgatam origem, tradição e simbolismo. Por ser baseada no calendário lunar, a data da virada não é fixa. Tradicionalmente, os anos estão alinhados com o horóscopo chinês e, por isso, possuem como símbolos os animais astrológicos. O de 2011 é o coelho, associado à graciosidade, sensatez e bondade.

    Fonte: (Marcela Braz/viajeaqui)

    Ano Novo Chinês - MASP
    Quando: 2 de fevereiro, das 12h às 15h
    Onde: Vão Livre do MASP - Av. Paulista, 1578, Centro

    Ano Novo Chinês - Assembléia Legislativa
    Quando: 2 de fevereiro, a partir das 19h
    Onde: Assembléia Legislativa de São Paulo - Av. Pedro Álvares Cabral, 201, Ibirapuera