domingo, 13 de fevereiro de 2011

2. AMIGOS E FAMÍLIA

DOSSIÊ SUPERMAN ANOS 1930/40

Um início promissor

Já nas primeiras edições, surgiram a rica mitologia e as polêmicas de bastidores

Por Antônio Luiz Ribeiro

Para contracenar com o Superman em Action Comics 1, Siegel e Shuster criaram a repórter Lois Lane e o editor George Taylor, ambos do jornal Estrela Diária. Lois amava o Homem de Aço mas, ironicamente, desprezava Kent, sem saber que os dois eram a mesma pessoa. A personagem foi inspirada em Lois Amster, colega de escola de Siegel. Mas sua aparência veio de Joanne Carter, a mulher contrada para servir de modelo para Shuster desenhar a personagem. Siegel casou com Joanne em 1948.
Logo surgiram mais coadjuvantes. Como a presença de adolescentes nas HQs era moda na época, Action Comics 6 (1938) trouxe um office-boy sem nome que, ocasionalmente, participava das missões de Superman. Era o precursor do famoso Jimmy Olsen, que surgiria apenas em 15 de abril de 1940 no programa de rádio do Homem de Aço. Nos gibis, Olsen estreou em Superman 13 (1941). Com o tempo, o editor George Taylor desapareceu e foi substituído por Perry White em Superman 7 (1940). White não era um personagem novo. Meses antes, apareceu no programa de rádio. Naquela época, já era o editor durão e mal-humorado, mas com coração de ouro.
Os pais do Superman tiveram uma origem curiosa. Do casal de fazendeiros que encontrou o foguete de Kal-El no Kansas, apenas a mãe tinha nome: Mary Kent, conforme mostrado numa HQ de 1939. Porém, em 1942, o casal foi chamado de Eben e Sarah, em um livro que contava a origem do herói. Depois, os nomes mudaram para Jonathan (1950) e Marthe (1951). Mais alguns anos, e finalmente surgiu o casal Jonathan e Martha Kent.
Já os pais kryptonianos do Superman - Jor-El e Lara - surgiram em flashbacks e viagens no tempo. A estreia foi em 1939, numa tira de jornal. O pai era chamado de Jor-L e a mãe de Lora. Em 1942, foi acrescentada uma vogal ao nome do patriarca, que passou a se chamar Jor-El. Já Lora virou Lara.

Superman 13 (1941)

Superman 7 (1940)

FONTE:
MUNDO DOS SUPER-HERÓIS # 18
SETEMBRO/OUTUBRO DE 2009
Pág. 24


Veja também:
CRISE DE IDENTIDADE

Nenhum comentário:

Postar um comentário