quinta-feira, 8 de julho de 2010

MAGNETO

(Max Eisenhardt/Erik Magnus Lehnsherr)

Nascido na Alemanha com o nome de Max Eisenhardt, Magneto é um sobrevivente dos campos de concentração nazistas. Essa experiência mostrou ao então jovem mutante o quanto a humanidade pode ser cruel com as pessoas diferentes. Após sua fuga dos campos, Max se casou com a cigana Magda e juntos tiveram uma filha, Anya. Mas um incêndio na casa da jovem família colocou fim a vida da garota.
Enfurecido com a morte de sua filha, Magneto manifestou seus poderes magnéticos com força total e isso destruiu a cidade em que morava e matou parte da população. Após esse incidente, assumiu o nome de Erik Magnus Lehnsherr e conheceu Charles Xavier, de quem se tornou amigo e depois adversário.
Foi Xavier que mostrou a Magnus que existiam outros mutantes no mundo, mas o ponto de vista dos dois sobre o lugar dos mutantes no planeta era diferente. Essas divergências levaram Xavier a criar seus X-Men e Magneto a montar a Irmandade de Mutantes, os Acólitos e diversos outros grupos terroristas.
Foi pelos X-Men que Magneto teve seus primeiros confrontos com Wolverine, até que o Mestre do Magnetismo usou seus poderes para remover o adamantium dos ossos do herói canadense. Mesmo tendo readquirido o adamantium anos depois, esse ato ainda é um dos mais impiedosos da carreira de Magneto e aumentou a animosidade entre ele e Logan. Magneto foi criado em X-Men #01, de 1963.

Por Antônio Santos (com ajuda de Claudio Murena e Eduardo Marchiori)

Magneto

X-Men (Vol 1) 1-A
Comic Book by Marvel, Sep 1963

FONTE:
MUNDO DOS SUPER-HERÓIS # 16
MAIO/JUNHO DE 2009
Pág. 34

Nenhum comentário:

Postar um comentário