segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dossiê VINGADORES - Anos 2000

Avengers (1963) 500-A
Comic Book by Marvel, Sep 2004

Mais do que nunca, eles estão em alta e fazem jus ao título de "Heróis mais poderosos da Terra". Conheça diversas curiosidades e as principais mudanças ocorridas nos Vingadores ao longo de quatro décadas

Dossiê VINGADORES - Anos 2000


O fim de
uma era

Os anos 2000 não foram nada fáceis para os Vingadores. Para os leitores, porém, é uma das melhores fases da equipe

Jota Silvestre

Depois de sobreviveram a Rob Liefeld, os Vingadores bem que, mereciam um descanso. Em vez disso, o início do novo milênio reservou momentos dramáticos para o grupo durante o arco de histórias A Queda, com a morte de membros importantes, a dissolução do grupo e o surgimento dos Novos Vingadores.

New Avengers (2005) 1-A
Comic Book by Marvel, Jan 2005

Em 1997, com o fim da série Heróis Renascem, o roteirista Kurt Busiek e o veterano desenhista George Pérez foram chamados para reorganizar a equipe no Universo Marvel convencional. HERÓIS RENASCEM: O RETORNO, como ficou conhecida essa fase aqui no Brasil, estreou em Avengers Vol. 3 número 1, de fevereiro de 1998. Na história, ex-Vingadores são atacados por seres asgardianos em várias partes do mundo. Para deter a ameaça, Capitão América, Homem de Ferro, Gigante, Vespa e Thor, reúnem todos os heróis que participaram do grupo no passado.

Avengers (1998) 1-A
Comic Book by Marvel, Feb 1998

Avengers (1998) 2-B
Comic Book by Marvel, Mar 1998

Os ataques revelam-se uma armadilha de Morgana Le Fey para atrair a Feiticeira Escarlate, drenar seus poderes e criar uma realidade alternativa onde reinaria soberana. A bruxa acaba derrotada com a ajuda de Magnum, dado como morto anos antes.

Avengers (1998) 3-A
Comic Book by Marvel, Apr 1998

Avengers (1998) 4-A
Comic Book by Marvel, May 1998

Depois desta aventura, os Vingadores percebem que o grande número de membros ativos - em torno de 40 - tornou-se um problema. Ao tentar impedir um assalto a banco, os heróis literalmente batem cabeça e deixam o vilão Tufão escapar.

Duane Freeman, substituto de Raymond Sikorsky como oficial de ligação da equipe com o governo, ajuda a recompor apenas com Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Visão, Feiticeira Escarlate, Gavião Arqueiro, Warbird (ex-Miss Marvel), Justiça e Flama (dos Novos Guerreiros). Todos os demais vão para a reserva. A fase Busiek-Pérez é uma das mais aclamadas dos Vingadores, graças ao realismo das histórias e às páginas cheias de detalhes e ação.

Avengers (1998) 7-A
Comic Book by Marvel, Aug 1998

Avengers (1998) 10-A
Comic Book by Marvel, Nov 1998

Dramas pessoais

Geoff Johns assumiu os roteiros em Avengers 57 e continuou o trabalho de explorar a personalidade de cada Vingador. Foi uma época de muitas desavenças internas e dramas pessoais, como a morte do Valete de Copas (Jack Hart), Confiança Mundial é o arco mais significativo deste período. Depois que várias capitais desapareceram misteriosamente, a ONU entrega aos Vingadores o governo de todo o planeta. Os heróis derrotam o Escorpião, do grupo criminoso Zodíaco, e devolvem o comando aos países. Como reconhecimento, a ONU confere aos Vingadores o status de potência mundial.

Avengers (1998) 57-A
Comic Book by Marvel, Oct 2002

Avengers (1998) 60-A
Comic Book by Marvel, Jan 2003

Ao longo dos anos 2000, a equipe sofreu vária mudanças, com o entra-e-sai de membros novos e antigos. No final de 2004, os Vingadores eram Capitão América, Homem de Ferro, Vespa, Jaqueta Amarela, Feiticeira Escarlate, Visão, Gavião Arqueiro, Falcão, Mulher-Hulk, Pantera Negra, Homem-Formiga 2 e a novata Capitã Britânia (Kelsey Leigh).

New Avengers (2005) 1-D
Comic Book by Marvel, Jan 2005

New Avengers (2005) 3-A
Comic Book by Marvel, Mar 2005

New Avengers (2005) 4-A
Comic Book by Marvel, Apr 2005

New Avengers (2005) 5-A
Comic Book by Marvel, May 2005

Foi esta formação que Brian Michael Bendis encontrou em Avengers 500 (a edição americana retomou a numeração original), quando assumiu o título com a declarada intenção de acabar com os Vingadores. Tem início A Queda.

Avengers (1963) 501-A
Comic Book by Marvel, Oct 2004

Na trama, o falecido Valete de Copas reaparece em frente à Mansão dos Vingadores, explode inexplicavelmente e provoca a morte do Homem-Formiga. Longe dali, Tony Stark começa a agir como se tivesse bêbado durante seu discurso nas Nações Unidas.

De volta à Mansão, uma nave pilotada por Visão despenca do céu e destrói o que restava do quartel-general dos Vingadores. Contra a sua vontade, o sintozóide libera réplicas de Ultron e dá início a uma feroz batalha. Quando tudo parecia resolvido, a Mulher-Hulk perde o controle, rasga o Visão ao meio e só é contida com a chegada do Homem de Ferro.

Avengers (1963) 502-A
Comic Book by Marvel, Nov 2004

Vários ex-Vingadores atendem ao sinal de emergência e chegam a tempo de enfrentar um surpreendente ataque dos Krees. Mesmo cercado e ferido, o Gavião Arqueiro destrói a nave-mãe dos invasores, mas acaba morto.

Com a ajuda do Doutor Estranho, os heróis descobrem quem está por trás de todo este horror: a Feiticeira Escarlate. Ao lembrar que havia perdido seus dois filhos, a mutante teve um colapso e inconscientemente decidiu vingar-se dos colegas que lhe omitiram o fato. Descontrolada, ela entra em confronto com os Vingadores até ser colocada em coma por Estranho. No final, Magneto surge e resgata sua filha.

Avengers (1963) 503-A
Comic Book by Marvel, Dec 2004

Na Terra, os Vingadores são expulsos das Nações Unidas e Tony Stark anuncia que não poderá mais financiar as atividades do grupo. Enquanto isso, Thor morre junto com todos os Asgardianos durante a saga Ragnarok. Ainda contando seus mortos, não resta aos heróis outra alternativa: é o fim dos Vingadores.

A Queda não só abriu caminho para a origem dos Novos Vingadores como também deu início a mais um arco do universo mutante, Dinastia M. Mais isto é assunto para um próximo dossiê dos X-Men.

New Avengers (2005) 7-A
Comic Book by Marvel, Jul 2005

MUNDO DOS SUPER-HERÓIS - 7
págs. 28-29

novembro/dezembro de 2007
EDITORA EUROPA

Um comentário:

  1. Olá tudo bem por aqui.
    Estou passando pra deixar meu novo endereço.
    Sua visita é muito importante pra mim.
    bjs
    www.artebrentan-artebrentan.blogspot.com.br

    ResponderExcluir