quinta-feira, 5 de abril de 2012

Dossiê VINGADORES - Anos 80

Avengers (1963) 191-A
Comic Book by Marvel, Jan 1980

Mais do que nunca, eles estão em alta e fazem jus ao título de "Heróis mais poderosos da Terra". Conheça diversas curiosidades e as principais mudanças ocorridas nos Vingadores ao longo de quatro décadas

Dossiê VINGADORES - Anos 80

Universo
em expansão

Novas equipes, novos personagens e algumas polêmicas marcaram os Vingadores nos anos 80

Por André Morelli

Mesmo considerado um período pouco criativo para os Vingadores, a década de 80 contou com algumas grandes sagas. Em sua fase final no título, Jim Shooter se aprofundou na personalidade de Henry Pym, ao explicar suas constantes mudanças de uniforme como sintomas de um complexo de inferioridade aliado a outros problemas de personalidade. Shooter levou o cientista ao fundo do poço: Pym espancou sua esposa Vespa, foi dominado pelo Ultron e atacou os Vingadores; depois foi expulso da equipe por conduta desonrosa e preso pelo suposto assassinato de um seus antigos vilões, o Cabeça de Ovo. No final da história, Pym consegue se reerguer e provar sua inocência, mas após tantos problemas, decide se afastar da vida heroica e ficou anos longe dos Vingadores.

Avengers (1963) 194-A
Comic Book by Marvel, Apr 1980

Com a saída de Shooter em 1982, o veterano escritor Roger Stern assumiu o título e permaneceu cinco anos à frente da equipe. Um interessante conceito desenvolvido por Stern foi o da existência de diversos Kang - o vilão manipulador do tempo - vivendo em realidades alternativas, resultado de variantes causadas pelas suas constantes viagens no tempo. Como resultado, surgiu o Conselho de Kangs, que passou a eliminar Kangs que fossem considerados inferiores.


Avengers (1963) 215-A
Comic Book by Marvel, Jan 1982

Outra criação do argumentista foram os Vingadores da Costa Oeste, novo grupo idealizado pelo Visão para aumentar o alcance de atuação dos heróis. A equipe se estabeleceu em uma ilha artificial na costa de Los Angeles conhecida como Hidrobase e vivia suas histórias em seu próprio título, o West Coast Avengers. Outro destaque do período foi a arte das revistas que ficou a cargo dos irmãos John e Sal Buscema, veteranos desenhistas da Marvel que assumiram a publicação diversas vezes durante os anos 80.

Avengers (1963) 221-A
Comic Book by Marvel, Jul 1982

West Coast Avengers (1984) 1-A
Comic Book by Marvel, Sep 1984

Igual a outros períodos, a mudança de membros dos Vingadores também manteve-se constante. Mulher-Hulk, Starfox, Namor, Tigresa, Harpia, Doutor Druída, Agente Americano, Gilgamesh e Capitã Marvel foram alguns dos membros inusitados que fizeram parte do time. Até mesmo personagens com fortes carreiras-solo se transformaram em Vingadores, como o Reed Richards e Sue Storm, do Quarteto Fantástico, e o Homem-Aranha. E foi por transformar a novata Capitã Marvel na líder da equipe que Roger Stern acabou afastado do título pelo então editor Mark Gruenwald, que preferiu o Capitão América no cargo, como uma forma de aumentar as vendas da revista solo do supersoldado.

Avengers (1963) 232-A
Comic Book by Marvel, Jun 1983

Avengers (1963) 234-A
Comic Book by Marvel, Aug 1983

Depois de uma passagem atrapalhada de Walter Simonson pela publicação, em 1989 o cultuado John Byrne recebeu a proposta de escrever os Vingadores e escrever e desenhar os Vingadores da Costa Oeste, numa trama unificada para as duas revistas. Byrne reformulou o Visão e trouxe de volta um personagem esquecido da Era de Ouro, o Tocha Humana Original. Também criou uma espécie de triangulo amoroso entre a Feiticeira Escarlate, o Visão e o Magnum, além de explorar os problemas emocionais que levaram Wanda à loucura e a uma aliança com seu pai, o vilão Magneto. Mas sua passagem pelos Vingadores foi curta, e logo os heróis estavam diante de uma nova década e de novos problemas.

Avengers (1963) 236-A
Comic Book by Marvel, Oct 1983

Avengers (1963) 300-A 
Comic Book by Marvel, Feb 1989

West Coast Avengers (1985) 45-A 
Comic Book by Marvel, Jun 1989

Avengers West Coast 50-A 
Comic Book by Marvel, Nov 1989

Avengers West Coast 56-A 
Comic Book by Marvel, Mar 1990

Avengers West Coast 57-A 
Comic Book by Marvel, Apr 1990

MUNDO DOS SUPER-HERÓIS - 7
págs. 24-25

novembro/dezembro de 2007
EDITORA EUROPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário