segunda-feira, 26 de novembro de 2012

NADA SE CRIA...

As inspirações para a criação do Quarteto

Por Antonio Santos

Além dos Desafiadores do Desconhecido, outras criações de Kirby influenciaram na concepção do Quarteto Fantástico. Suas histórias de monstros, publicadas nas revistas Amazing Fantasy e Strange Tales, já mostravam alienígenas escamosos, monstros que mudavam de forma e criaturas de pele petrificada. Essas ideias se uniriam para dar forma ao heróico Coisa e aos Skrulls, os inimigos clássicos do Quarteto.

Strange Tales (1951) 90-A
Comic Book by Marvel, Nov 1961

A inspiração dos poderes do Quarteto tem fontes variadas. Os dons de Reed Richards são muito similares aos de Patrick "Eel" O'Brian, o Homem-Borracha (Plastic Man), primeiro herói capaz de mudar de forma. Criado em 1941 na revista Police Comics 1, da Quality Comics, as HQs do Borracha se destacavam pelo humor escrachado e pelo traço de Jack Cole, criador do personagem.

Police Comics Vol 1 #5
December, 1941

Mas é outro personagem maleável que guarda as maiores semelhanças à Reed Richard: Ralph Dibny, o Homem-Elástico (Elongated Man), que surgiu na edição 112 da revista Flash, de 1960. Criado por John Broome e Carmine Infantino, Ralph é um detetive genial especialista em casos insolúveis. Ele adquiriu seus poderes ao consumir a fórmula Gingold. Para completar, tem uma fiel esposa chamada Sue, criada no começo de 1961, meses antes do Quarteto Fantástico.

Flash Vol 1 #112
May, 1960

Já a Mulher Invisível é bastante similar à Invisible Scarlett O'Neil, surgida em tiras de jornal, publicadas pelo Chicago Times entre 1940 e 1956. Scarlett ganhou seus poderes de invisibilidade ao ser exposta a um raio desenvolvido por seu pai e é uma das primeiras super-heroínas dos quadrinhos, surgida antes mesmo da Mulher-Maravilha, criada só em 1941.

Invisible Scarlett O'Neil (1950) #1

Por fim, os dons de Johnny Storm, assim como seu codinome, tem uma fonte direta. O primeiro Tocha Humana foi criado por Carl Burgos em 1939, na revista Marvel Comics 1, lançada pela Timely. O Tocha original era um androide que entrou em chamas quando foi exposto pela primeira vez ao oxigênio.
Essa foi a "inspiração" que mais causou polêmica, já que Burgos queria processar a Atlas por plágio. Mas naquele período era comum as editoras ficarem com direitos autorais de um personagem, e não seu criador. Portanto, a decisão da Atlas em criar um novo Tocha Humana era legal. Burgos nunca perdoou Stan e Kirby e, em um acesso de fúria, destruiu todos os originais do Tocha Humana que estavam em seu poder.

Marvel Comics (1939) #1
November 10, 1939

Mundo dos Super-Heróis 5
Editora Europa
junho/julho 2007
pág. 19

Nenhum comentário:

Postar um comentário