quinta-feira, 29 de novembro de 2012

TOCHA HUMANA

(Jonathan Johnny Spencer Storm)

Johnny era o típico adolescente dos anos 60: rebelde, alucinado por carros velozes e garotas. Natural de Nova Iorque, se mudou para a Califórnia junto com a irmã mais velha, Susan, que sonhava em se tornar atriz em Hollywood.
Depois de fazer parte, junto da irmã, no voo da nave construída por Reed Richards, Johnny foi exposto aos raios cósmicos e adquiriu a capacidade de transformar seu corpo numa forma plasmática incandescente. Nesse estado, Johnny é capaz de voar, disparar chamas e absorver calor e diferentes tipos de energia. Suas chamas variam de 420°C (intensidade média) a 55.000°C (seu nível máximo, também conhecido como clarão supernova).
Quando Reed sugeriu que, após o acidente no espaço, os quatro usassem seus poderes para proteger a humanidade, Johnny adotou o nome de Tocha Humana em homenagem ao androide com poderes semelhantes aos seus, que lutou contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial.

Fantastic Four (1961) 47-A
Comic Book by Marvel, Feb 1966

Nas histórias em quadrinhos existiram muitos heróis adolescentes antes de Johnny Storm, mas esses personagens eram constantemente mostrados como ajudantes que precisavam ser salvos depois de cair em armadilhas, o que deixava a impressão de que mais atrapalhavam do que ajudavam.
Mas esse não era o caso do Tocha Humana. Apesar de jovem, ele era um herói com autonomia e tanta importância na equipe quanto os membros adultos e perdia em popularidade apenas para o Coisa. Aliás, Johnny sempre foi mostrado como um brincalhão e sua vítima favorita sempre foi o mal-humorado Ben Grimm.
O Tocha Humana também é um conquistador nato e possui uma das galerias de namoradas mais extensas do universo Marvel, onde se incluem humanas normais, mutantes, atlantes e até alienígenas.

Fantastic Four (1961) 500-A
Comic Book by Marvel, Sep 2003

Mundo dos Super-Heróis 5
Editora Europa
junho/julho 2007
pág. 21


Nenhum comentário:

Postar um comentário